Preceitos Éticos

A Revista Educação em Análise é um periódico comprometido com os preceitos éticos da pesquisa e publicação de seus resultados. Subscreve os princípios e práticas previstas pelas Core Practices (2017) do Comitê de Ética em Publicação (Committee on Publication Ethics – COPE), por meio da adoção de diversos instrumentos de regulação e controle de boas práticas editoriais.

Nesse sentido, exige de seus autores a inserção de documentos que especifiquem a exata contribuição de cada parte, a disponibilização de dados e informações utilizadas, entre outros compromissos com a produção científica ética e de qualidade.

Quando submetem artigos, os autores asseguram que sua pesquisa seguiu os preceitos éticos previstos para sua área de conhecimento, cumprindo todas as exigências requeridas pela legislação em vigor específica do país em que a pesquisa foi realizada. O envio do Documento Suplementar de Coautoria é obrigatório para artigos com mais de um autor.

Cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa (CEP) deverá ser anexada, sempre que pertinente, como documento suplementar no processo de submissão.

Em respeito às normas diretivas da conduta ética em publicação científica, a Revista Educação em Análise subscreve e adota regras e procedimentos específicos que devem ser seguidos por todos os envolvidos no processo de submissão, avaliação, editoração e publicação de artigos no periódico:

1. Deveres do Editor-Chefe e Editores de Seção:
- Zelar pela estrita observação das regras previstas nas Políticas de Avaliação e demais políticas editoriais subscritas por esta revista.
- Assegurar a justeza dos procedimentos avaliativos, encaminhar e mediar de maneira isenta e transparente eventuais conflitos entre as partes envolvidas.
- Cumprir de maneira adequada suas tarefas e atribuições previstas no Regimento Interno da Revista Educação em Análise.

2. Deveres dos Avaliadores:
- Observar todas as regras, normativas e procedimentos previstos na política editorial da Revista Educação em Análise e nas recomendações específicas aos avaliadores.
- Cumprir com os prazos e condições propostas pelo periódico.
- Garantir a confidencialidade dos documentos analisados, a qualidade e idoneidade das pesquisas aprovadas para publicação.

3. Deveres dos Autores:
-Observar todas as regras, normativas e procedimentos previstos na política editorial da Revista Educação em Análise.
-Cumprir as exigências éticas e documentais previstas pelo periódico (documentos suplementares, adequado preenchimento de dados e metadados, etc.).
- Garantir a originalidade e ineditismo do manuscrito submetido.