Ciência Aberta

A Revista Educação em Análise adota integralmente os princípios da Ciência Aberta, assegurando acesso livre imediato ao conteúdo publicado, sem custos para autores(as) ou leitores(as).

Desde 2025, a revista consolidou sua política de acesso aberto, incentivando o intercâmbio global de conhecimento. Os artigos são disponibilizados sob a licença Creative Commons CC-BY, garantindo aos(às) autores(as) total retenção de seus direitos autorais.

A revista adere aos seguintes princípios e diretrizes:
Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI)
Princípios FAIR – Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable
Diretrizes SAGER sobre equidade de sexo e gênero na pesquisa
Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)

A Revista Educação em Análise também aceita artigos previamente depositados em repositórios de preprints, como SciELO Preprints, EmeRI, Advance – SAGE Pub e OSFPreprints – Center of Open Science, conforme política de preprint.