Pertencimento à escola: sentidos atribuídos por alunos do ensino fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p133

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Educação Escolar, Contexto da Educação, Interação Social

Resumo

Ancorado na perspectiva Bioecológica do Desenvolvimento Humano (Urie Bronfenbrenner 1917-2005), o estudo descritivo objetivou analisar os sentidos de pertencimento à escola, atribuídos por alunos do Ensino Fundamental II com histórico de reprovação, de uma escola pública paranaense. Participaram 19 alunos (6º ao 9º ano de 11 a 15 anos). O estudo, de abordagem qualitativa, teve como instrumentos investigativos: entrevista semiestruturada e produção de representações pictóricas com legendas. Os resultados constituíram três categorias: 1) Representação de escola como espaço de acolhimento (11 participantes) ou aversividade (8 participantes); 2) Relação com outros alunos: pertencimento (14 participantes) ou exclusão (5 participantes); 3) Relação com professores: relacionamento amistoso (13 participantes) ou dificultoso (6 participantes). Considerando-se que os eventos vividos na escola se integram aos demais microssistemas de desenvolvimento do aluno, por processos contextualmente produzidos, o pertencimento do aluno à escola e os sentidos que desenvolve o afetam para além do contexto escolar. Observou-se, portanto, a escola como microssistema produtor de um conjunto de significados que vincula o sentido de pertencimento à escola e ao saber científico. Compreender de modo integrado os vários elementos que constituem o microssistema escolar possibilita a elaboração de práticas e políticas educacionais que enfrentem situações desfavoráveis ao aprender e favoreçam sentidos positivos acerca da Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Salvador Bruniera, Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio- PR

Mestre em Educação - Universidade Estadual de Londrina - UEL. Docente da prefeitura municipal de Cornélio Procópio.

Francismara Neves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Psicologia da Educação  - Instituto de Psicologia - IPUSP.  Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente do Departamento de Educação - UEL. 

Guilherme Aparecido Godoi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre em Educação- Universidade Estadual de Londrina - UEL. Licenciado e Bacharel em Geografia - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR/ Kroton)

Pós doutora e Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP. Docente  do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR- Universidade do Norte do Paraná. 

Referências

BAGNALL, Nigel Fraser. Re-imaginando a escola: educação e pertencimento. In: COLÓQUIO EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO: GÊNERO E POBREZA: IMAGENS DA ESCOLA, 3., 2009, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009. Palestra.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

BHERING, Eliana; SARKIS, Alessandra. Modelo bioecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner: implicações para as pesquisas na área da Educação Infantil. Horizontes, Bragança Paulista, v. 27, n. 2, p. 7-20, jul/dez, 2009.

BRONFENBRENNER, Urie; CECI, Stephen J. Nature-nurture reconceptualized in developmental perspective: a biological model. Psychological Review, New York, n. 101, p. 568-586, 1994.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

BRONFENBRENNER, Urie. Making human beings human: bioecological perspectives on human development. California: Sage Publications, 2005.

BRONFENBRENNER, Urie. The bioecological model of human development. In: DAMON, William; LERNER, Richard M. (Ed.). Handbook of child psychology: theoretical models of human development. New York: John Wiley, 2006. p. 993-1028.

CECCONELLO, Alessandra Marques; KOLLER, Silvia Helena. Inserção ecológica na comunidade: uma proposta metodológica para o estudo de famílias em situação de risco. In: KOLLER, Silvia Helena. (Org.). Ecologia do Desenvolvimento Humano: pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 267-292.

COPETTI, Fernando; KREBS, Ruy Jornada. As propriedades da pessoa na perspective do paradigma bioecológico. In: KOLLER, Silvia Helena (Org.). Ecologia do Desenvolvimento Humano: pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 67- 89.

ERICKSON, Frederick. Conceptions of school culture: an overview. Educational Administration Quarterly, Columbus, v. 23, n. 4, p. 11-24, nov. 1987.

LISBOA, Carolina; KOLLER, Silvia Helena. O microssistema escolar e os processos proximais: exemplos de investigações científicas e intervenções práticas. In: KOLLER, Silvia Helena (Org.). Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 337-354.

MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. O desenvolvimento do raciocínio lógicomatemático: possíveis articulações afetivas. Caderno Dá Licença, Niterói, v. 7, p. 105- 122, 2008.

NARVAZ, Martha Giudice; KOLLER, Silvia Helena. O modelo bioecológico do desenvolvimento humano. In: KOLLER, Sílvia Helena (Org.). Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2004. p. 51 a 65.

OSTERMAN, Karen F. Students' need for belonging in the school community. Review of Educational Research, Washington, v. 70, n. 3, p. 323-367, 2000.

PRATI, Laíssa Eschiletti et al. Revisando a inserção ecológica: uma proposta de sistematização. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 160-169, 2008.

POLONIA, A. C.; DESSEN, Maria Auxiliadora; SILVA, Nara Liana Pereira. O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: contribuições para o desenvolvimento humano. In: DESSEN, M. A.; COSTA JUNIOR, A. L. (Org.). A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 71-79.

TUDGE, Jonathan; GRAY, Jacquelyn T.; HOGAN, Diane M. Ecological perspectives in human development: a comparison of Gibson and Bronfenbrenner. In: TUDGE, Jonathan; SHANAHAN, Michael J.; VALSINER, Jaan (Org.). Comparisons in human development: understanding time and context. New York: Cambridge University Press, 1997. p. 72-105.

YUNES, Maria Angela Mattar; MIRANDA, Angela Torma; CUELLO, Sandra Eliane Sena. Um olhar ecológico para os riscos e as oportunidades de desenvolvimento de crianças e adolescentes institucionalizados. In: KOLLER, S. H. (Org.). Ecologia do desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 197-218.

YUNES, Maria Angela Mattar; JULIANO, Maria Cristina. A Bioecologia do desenvolvimento humano e suas interfaces com educação ambiental. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 37, p. 347-379, set./dez. 2010.

YUVAL-DAVIS, Nira. Belonging and the politics of belonging. Patterns of Prejudice, London, v. 40, n. 3, p. 197-214. 2006.

Downloads

Publicado

23-01-2019

Como Citar

BRUNIERA, David Salvador; OLIVEIRA, Francismara Neves de; GODOI, Guilherme Aparecido; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella. Pertencimento à escola: sentidos atribuídos por alunos do ensino fundamental II. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 133‐154, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p133. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/34375. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.