v. 7 n. 2 (2022): Dossiê: Constance Kamii: contribuições de suas pesquisas para a educação brasileira

					Visualizar v. 7 n. 2 (2022): Dossiê: Constance Kamii: contribuições de suas pesquisas para a educação brasileira
Publicado: 23-12-2022
  • Apresentação

    Marta Regina Furlan, Adriana Regina de Jesus
    243-244
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p243

Apresentação do Dossiê

  • Apresentação do dossiê

    Eliane Giachetto Saravali, Francismara Neves de Oliveira
    245-248
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p245

Dossiê

  • Objeto e métodos da epistemologia genética

    Vicente Eduardo Ribeiro Marçal
    249-296
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p249
  • Tornar-se amiga de Constance Kamii: entre lembranças e saudades

    Sylvia Parrat-Dayan
    297-299
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p297
  • O legado de Constance Kamii à educação brasileira

    Marta Baptista Rablioglio
    300-321
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p300
  • Ideologia, preconceito e desenvolvimento da autonomia: interfaces entre as proposições sociológicas de Kamii e Piaget

    Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Francismara Neves de Oliveira
    322-341
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p322
  • Constance Kamii e os princípios de ensino: autonomia, diferenciação entre os conhecimentos e importância dos conteúdos e processos

    Bruna Sordi Rodrigues Souza, Camila Fernanda da Silva Bandeira, Érica De Cássia Gonçalves, Lilian Pacchioni Pereira de Sousa
    342-359
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p342
  • Moralidade, autonomia e justiça

    Francismara Neves de Oliveira, Guilherme Aparecido Godoi, Eliane Giachetto Saravali, Ana Carolina Mexia Aleixo, Anna Julia Carvalho de Moura
    360-385
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p360
  • Kamii e o conhecimento físico: a importância da ação para as descobertas do mundo

    Rosângela Cristina Diegoli , Edneia Felix de Matos, Ivana Aparecida de Araújo Rocha, Marcela Cristina de Moraes
    386-407
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p386
  • The construction of geometric mental relationships in a pattern block puzzle activity at age four

    Christina Sales
    408-429
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p408
  • Influência de Kamii em nossos estudos, pesquisas e aplicações psicopedagógicas

    Lia Leme Zaia, Adriana Maria Corder Molinari
    430-455
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p430
  • Contribuições de Constance Kamii à Educação de Jovens e Adultos

    Juliana Ferreira Brandão, Sônia Bessa da Costa Nicacio Silva
    456-476
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p456

Artigos

  • Os pequenininhos e o objeto-livro: a importância da leitura no processo de humanização das crianças

    Isabella Fatima Leite, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
    477-493
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p477
  • Diferentes disposições estéticas e cultura escolar: a posição de Pierre Bourdieu

    Elsio Lenardão
    494-516
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p494
  • Fundamentos Histórico-Sociológicos da política pública dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia

    Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura
    517-535
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p517
  • Avaliação da qualidade do serviço: um estudo da satisfação dos usuários da biblioteca de um instituto federal

    Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara, Adeliane Marques Soares, Rayla Ingrid Tomaz da Silva, Arthur Arcelino de Brito
    536-556
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p536
  • O ensino não parou: o papel do monitor em uma disciplina de análise do comportamento durante a pandemia de COVID-19

    Henrique Cabral Furcin, Felipe Maciel dos Santos Souza
    557-571
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p557
  • O que pensam estudantes do Ensino Fundamental sobre a Ciência

    Thais Pereira Rosinha de Oliveira, Maria José Fontana Gebara
    572-589
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p572

Entrevista

  • Entrevista com Orly Zucatto Mantovani de Assis As contribuições do trabalho de Kamii à educação brasileira

    Carolina Pasquini Ribeiro
    590-593
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p590