O ensino não parou: o papel do monitor em uma disciplina de análise do comportamento durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p557Palavras-chave:
Educação a Distância, Monitoria acadêmica, Relato de experiênciaResumo
A COVID-19, nova doença causada pelo novo coronavírus, foi declarada como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020. A declaração de pandemia trouxe uma realidade inédita para a Educação. Neste artigo são apresentadas as atividades de monitoria na disciplina de Tópicos Especiais em Análise do Comportamento, durante o período de pandemia da COVID-19, ofertada no curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dada a situação atual de Declaração de Emergência em Saúde Pública de importância Nacional, os conteúdos foram trabalhados a distância. São discutidas as seguintes temáticas: (1) o que é monitoria, (2) ensino durante a pandemia, (3) atividades realizadas na monitoria e (4) resultados obtidos e percepções da monitoria. Ainda que se trate de um relato de experiência, são apresentadas reflexões para propostas de como o monitor pode atuar a distância, enquanto vigorar o período de pandemia.
Downloads
Referências
ANDRADE, Erlon Gabriel Rego; RODRIGUES, Ivaneide Leal Ataíde; NOGUEIRA, Laura Maria; SOUSA, Dilma Fagundes. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 4, p. 1596-1603, 2018. Suplemento.
ASSIS, Fernanda da; BORSATTO, Alessandra Zanei; SILVA, Pâmela Duarte Dias da; PERES, Patricia de Lima; Rocha, Patricia Rodrigues; LOPES, Gertrudes Teixeira. Programa de Monitoria Acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista de Enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 391-397, 2006.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 24 set. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 set. 2020.
CARVALHO, Alan Pedrosa Viegas; BRUNO, Roberta Xavier; ABRANCHES, Maria Alice. Monitoria como agente motivador do processo ensino-aprendizagem. Revista Científica de Faminas, Muriaé, v. 5, n. 3, p.127-139, 2010.
CORTEGOSO, Ana Lucia; COSER, Danila Secolim. Elaboração de programas de ensino: material autoinstrutivo. São Carlos: EdUFSCAR, 2011.
COUTO, Carolina Morera do. Educação a distância e sistema personalizado de ensino: avaliação de um curso utilizando o sistema Capsi. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental) - Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, São Paulo, 2009.
DANTAS, Otilia Maria. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Barasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 241, p. 567-589, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/301611386
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 1, p. 133-153, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908
KELLER, Fred Simons. Adeus, mestre!. Ciência e Cultura, Campinas, v. 24, n. 3, p. 207-212, 1972.
KELLER, Fred Simons. Pedro preguiça vai à escola. São Paulo: EDICON, 1987.
LIMA, Cintia Paloma Lopes; ISCHIARA, Julio Cesar. Relevância da monitoria para a formação acadêmica do monitor em Psicologia. In: EEDIC - ENCONTRO DE EXTENSÃO, DOCÊNCIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 12., 2016, Quixadá. Anais [...]. Quixadá: Centro Universitário Católico de Quixadá, 2016. p.1-3.
MARTINS, Janae Gonçalves; OLIVEIRA, Jaene Cristina de; CASSOL, Marlei Pereira. Chat: um recurso educativo para auxiliar na avaliação de aprendizagem baseada na Web. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABED, 2005. p.1-7.
MOURA, Gabriela Costa; RABELO, Iana Dorta Moura; SANTOS, Alecia Maria Rocha; CATTARUZZA, Mariana Nogueira. Monitoria em psicologia: uma experiência acadêmica. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais, Alagoas, v. 3, n. 3, p.157-169, 2017.
NICOLA, Rosane de melo et al. O valor da tutoria e da monitoria na educação a distância: a experiência de LETTC online. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: EDUCERE, 2017. p. 19418-19429.
NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros (org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007. p. 45-58.
OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. [S. l.]: OPAS, 2020. Disponível em:https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812. Acesso em: 24 set. 2020.
PEAR, Joseph J.; CRONE-TODD, Darlene E. A social constructivist approach to computer-mediated instruction. Computers & Education, London, v. 38, p. 221-331, 2002. DOI: https://doi.org/10.1016/S0360-1315(01)00070-7
SALVADOR, A. B. N.; SOUZA, F. M. S.; ALVES, M. S. A monitoria acadêmica durante a pandemia de COVID-19 em uma disciplina a distância em Dourados – MS. In: ABUD, Cristiane de Castro Ramos; DIAS, Karina de Araújo (org.). (Re)pensar a educação em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: Libroe, 2020. p. 35-58. DOI: https://doi.org/10.35417/978-65-991247-1-6_35
SANTOS JÚNIOR, José Geraldo de Alencar et al. Monitoria acadêmica EAD uma nova ferramenta. Revista Interface: Saúde, Humanas e Tecnologia, Lagoa Seca, v. 2, n.4, p. 1-4, 2014.
SOUZA, Felipe Maciel dos Santo. Plano de ensino de tópicos especiais em análise do comportamento. Dourados: UFGD, 2020.
SOUZA, Felipe Maciel dos Santos. Sistema Personalizado de Ensino e educação a distância: Uma proposta de aplicação. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
SOUZA, Felipe Maciel dos Santos; BARBOZA, Leandro Côrrea. A prática de monitoria no ensino de Psicologia: Ciência e Profissão. Interbio, Dourados, v. 8, p. 17-23, 2014.
SOUZA, Felipe Maciel dos Santos; GOMIDE, Lucas Bilche. Experiência de monitoria no ensino de psicologia da aprendizagem. Revista online de extensão da UFGD, Dourados, v. 1, p. 67-78, 2014.
UFGD - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Edital de abertura PROGRAD nº 12 de 21 de julho de 2020: seleção simplificada para monitoria com bolsa e voluntária para o primeiro e segundo módulo do regime acadêmico emergencial (RAE) 2020. Dourados: UFGD, 2020a.
UFGD - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Portaria nº 367: Aprovação do Regime Acadêmico Especial Graduação. Boletim de serviços, Dourados, n. 4170, 2020b.
UFGD - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Portaria RTR nº 249: Suspensão do calendário acadêmico por tempo indeterminado a partir de 17-04-2020. Boletim de serviços, Dourados, n. 4060, 2020c.
VARGAS, Julie. Como formular objetivos comportamentais úteis. São Paulo: EPU, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Análise
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.