O ensino não parou: o papel do monitor em uma disciplina de análise do comportamento durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p557

Palavras-chave:

Educação a Distância, Monitoria acadêmica, Relato de experiência

Resumo

A COVID-19, nova doença causada pelo novo coronavírus, foi declarada como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020. A declaração de pandemia trouxe uma realidade inédita para a Educação. Neste artigo são apresentadas as atividades de monitoria na disciplina de Tópicos Especiais em Análise do Comportamento, durante o período de pandemia da COVID-19, ofertada no curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dada a situação atual de Declaração de Emergência em Saúde Pública de importância Nacional, os conteúdos foram trabalhados a distância. São discutidas as seguintes temáticas: (1) o que é monitoria, (2) ensino durante a pandemia, (3) atividades realizadas na monitoria e (4) resultados obtidos e percepções da monitoria. Ainda que se trate de um relato de experiência, são apresentadas reflexões para propostas de como o monitor pode atuar a distância, enquanto vigorar o período de pandemia.

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Biografia do Autor

Henrique Cabral Furcin, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduando do curso de Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), integrante do Grupo de Estudos em Avaliação-intervenção Psicológica e Processos Inclusivos: Interfaces com a Educação e a Saúde (GEAPPI/CNPq). e do Núcleo de Atenção à Pessoa com Autismo (NAPA/UFGD). Auxiliar na coleta de dados Escala de Funcionamento Adaptativo (EFA). Presidente da Kaizen Consultoria Jr.

Felipe Maciel dos Santos Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Dourados - MS (2007). É especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro e em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Dourados - MS. Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Católica Dom Bosco (2018). É membro do GT História da Psicologia da ANPEPP. Atualmente, é professor Adjunto A, nível 2 na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados - MS.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

FURCIN, Henrique Cabral; SOUZA, Felipe Maciel dos Santos. O ensino não parou: o papel do monitor em uma disciplina de análise do comportamento durante a pandemia de COVID-19. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 557–571, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p557. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/45661. Acesso em: 22 dez. 2024.

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