Influência de Kamii em nossos estudos, pesquisas e aplicações psicopedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p430

Palavras-chave:

Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento social e moral, Jogos de regras.

Resumo

Ao abordar o desenvolvimento do jogo na criança,  seu efeito sobre a compreensão e o respeito às regras, sobre o desenvolvimento social e moral, além do cognitivo; ao discutir a melhor forma de garantir esses avanços, pela abertura à participação ativa da criança, possibilitando escolhas, evitando a direção excessiva, propiciando a solução de situações problema interessantes e relacionados ao jogo e à sua própria vida, este artigo pretende fazer jus a uma pequena parte do grande legado com que Kamii nos brindou – seus trabalhos sobre os  jogos de regras. Com o intuito de auxiliar a busca de jogos interessantes para a criança da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, o artigo apresenta, ao final, um quadro sobre os diferentes tipos de jogos em grupo, com as principais ações por eles propiciadas e a indicação dos livros em que podem ser encontrados; quadro esse adaptado para incluir jogos de outros livros da mesma autora e de livros dos Seminários de Educação Matemática elaborados pelo grupo de estudos EDUMAT.

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Biografia do Autor

Lia Leme Zaia, Pesquisadora Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética- LPG/ FE/ UNICAMP

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Pedagoga. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP - LPG/FE/UNICAMP. 

Adriana Maria Corder Molinari, Pesquisadora Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética- LPG/ FE/ UNICAMP

Doutora em Educação. Psicóloga. Pedagoga. Orientadora Pedagógica – Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec/Campinas). Pesquisadora Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética- LPG / FE/Unicamp. 

Referências

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

ZAIA, L. L.; MOLINARI, A. M. C. Influência de Kamii em nossos estudos, pesquisas e aplicações psicopedagógicas . Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 430–455, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p430. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47500. Acesso em: 25 abr. 2024.