Influência de Kamii em nossos estudos, pesquisas e aplicações psicopedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p430

Palavras-chave:

Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento social e moral, Jogos de regras.

Resumo

Ao abordar o desenvolvimento do jogo na criança,  seu efeito sobre a compreensão e o respeito às regras, sobre o desenvolvimento social e moral, além do cognitivo; ao discutir a melhor forma de garantir esses avanços, pela abertura à participação ativa da criança, possibilitando escolhas, evitando a direção excessiva, propiciando a solução de situações problema interessantes e relacionados ao jogo e à sua própria vida, este artigo pretende fazer jus a uma pequena parte do grande legado com que Kamii nos brindou – seus trabalhos sobre os  jogos de regras. Com o intuito de auxiliar a busca de jogos interessantes para a criança da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, o artigo apresenta, ao final, um quadro sobre os diferentes tipos de jogos em grupo, com as principais ações por eles propiciadas e a indicação dos livros em que podem ser encontrados; quadro esse adaptado para incluir jogos de outros livros da mesma autora e de livros dos Seminários de Educação Matemática elaborados pelo grupo de estudos EDUMAT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Leme Zaia, Pesquisadora Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética- LPG/ FE/ UNICAMP

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Pedagoga. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP - LPG/FE/UNICAMP. 

Adriana Maria Corder Molinari, Pesquisadora Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética- LPG/ FE/ UNICAMP

Doutora em Educação. Psicóloga. Pedagoga. Orientadora Pedagógica – Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec/Campinas). Pesquisadora Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética- LPG / FE/Unicamp. 

Referências

ECHEVERRIA, Maria del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO Juan Ignacio (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAMII, C.; DEVRIES, R. O conhecimento físico na educação pré-escolar. Porto Alegre: Artmed, 1985.

KAMII, Constance; DECLARK, Georgia. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Tradução Elenice Curt, Marina Célia Moraes Dias e Maria do Carmo D. Mendonça. 8. ed. Capinas: Papirus, 1994.

KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2012.

KAMII, Constance; HOUSMAN, Leslie Baker. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MACEDO, Lino de. Jogos para desenvolver o raciocínio. Revista Nova Escola, São Paulo, v .7, n. 61, p. 16-7, 1992.

MACEDO, Lino de. Oficinas de jogos e construção do conhecimento. São Paulo: Ip-Usp, 1991.

MACEDO, Lino de; PETTY Ana Lúcia Sicoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MACEDO, Lino de; PETTY Ana Lúcia Sicoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Aprender matemática e conquistar autonomia. Campinas: Book Editora, 2014.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Jogar e aprender matemática. Campinas: FE/UNICAMP, 2010.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto; MOLINARI, Adriana Corder; ZAIA, Lia; RABIOGLIO, Marta; BESSA, Sônia. O desafio de ensinar e aprender matemática na educação básica. Campinas: Metprint, 2011.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto; Zaia, Lia Leme; NICACIO, S. B.; MOLINARI, A. M. C.; RABIOGLIO, M. Educação Matemática: uma contribuição para a formação de professores. Campinas: Book Editora, 2013.

MAYER, Richard E. Thinking, problem solving, cognition. 2.nd. New York: W. H. Freeman and Company, 1992.

MORENO, Montserrat (org.). La pedagogía operatoria: un enfoque constructivista de la educación. Barcelona: Laia, 1983.

PIAGET, Joseph. O julgamento moral da criança. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1977.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

ZAIA, Lia Leme; MOLINARI, Adriana Maria Corder. Influência de Kamii em nossos estudos, pesquisas e aplicações psicopedagógicas . Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 430–455, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p430. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47500. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.