Influência de Kamii em nossos estudos, pesquisas e aplicações psicopedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p430Palavras-chave:
Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento social e moral, Jogos de regras.Resumo
Ao abordar o desenvolvimento do jogo na criança, seu efeito sobre a compreensão e o respeito às regras, sobre o desenvolvimento social e moral, além do cognitivo; ao discutir a melhor forma de garantir esses avanços, pela abertura à participação ativa da criança, possibilitando escolhas, evitando a direção excessiva, propiciando a solução de situações problema interessantes e relacionados ao jogo e à sua própria vida, este artigo pretende fazer jus a uma pequena parte do grande legado com que Kamii nos brindou – seus trabalhos sobre os jogos de regras. Com o intuito de auxiliar a busca de jogos interessantes para a criança da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, o artigo apresenta, ao final, um quadro sobre os diferentes tipos de jogos em grupo, com as principais ações por eles propiciadas e a indicação dos livros em que podem ser encontrados; quadro esse adaptado para incluir jogos de outros livros da mesma autora e de livros dos Seminários de Educação Matemática elaborados pelo grupo de estudos EDUMAT.
Downloads
Referências
ECHEVERRIA, Maria del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO Juan Ignacio (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAMII, C.; DEVRIES, R. O conhecimento físico na educação pré-escolar. Porto Alegre: Artmed, 1985.
KAMII, Constance; DECLARK, Georgia. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Tradução Elenice Curt, Marina Célia Moraes Dias e Maria do Carmo D. Mendonça. 8. ed. Capinas: Papirus, 1994.
KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2012.
KAMII, Constance; HOUSMAN, Leslie Baker. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MACEDO, Lino de. Jogos para desenvolver o raciocínio. Revista Nova Escola, São Paulo, v .7, n. 61, p. 16-7, 1992.
MACEDO, Lino de. Oficinas de jogos e construção do conhecimento. São Paulo: Ip-Usp, 1991.
MACEDO, Lino de; PETTY Ana Lúcia Sicoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
MACEDO, Lino de; PETTY Ana Lúcia Sicoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Aprender matemática e conquistar autonomia. Campinas: Book Editora, 2014.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Jogar e aprender matemática. Campinas: FE/UNICAMP, 2010.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto; MOLINARI, Adriana Corder; ZAIA, Lia; RABIOGLIO, Marta; BESSA, Sônia. O desafio de ensinar e aprender matemática na educação básica. Campinas: Metprint, 2011.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto; Zaia, Lia Leme; NICACIO, S. B.; MOLINARI, A. M. C.; RABIOGLIO, M. Educação Matemática: uma contribuição para a formação de professores. Campinas: Book Editora, 2013.
MAYER, Richard E. Thinking, problem solving, cognition. 2.nd. New York: W. H. Freeman and Company, 1992.
MORENO, Montserrat (org.). La pedagogía operatoria: un enfoque constructivista de la educación. Barcelona: Laia, 1983.
PIAGET, Joseph. O julgamento moral da criança. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1977.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lia Leme Zaia, Adriana Maria Corder Molinari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.