Atuação da Coordenação Pedagógica do Campus Porto Nacional, do IFTO, sob o olhar docente: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51817Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, Educação Profissional e Tecnológica, EnsinoResumo
O presente artigo aborda alguns dos resultados de uma dissertação defendida no primeiro semestre de 2024 que teve como objetivo geral: analisar o trabalho da Coordenação Técnica Pedagógica (COTEPE), do Campus Porto Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e, a partir dele, produzir um produto educacional (PE). Entre os aportes teóricos, pautou-se em: Saviani (1989, 2020); Manacorda (2019); Libâneo (2010); Ciavatta (2005) que discutem a perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa participante, de caráter qualitativo e aplicada, teve como instrumentos de coleta de dados um questionário online para estudantes e professores, além de grupo focal com servidores da instituição. A análise dos dados baseou-se Bardin (2016), envolvendo pré-análise, formulação de hipóteses e criação de indicadores para a interpretação dos resultados. A coordenação em questão enfrenta tanto desafios substanciais quanto múltiplas possibilidades para a consolidação e o desenvolvimento de um trabalho de excelência. Os resultados indicam que, ao liderar tanto as dimensões pedagógicas quanto as administrativas, a COTEPE assume, diariamente, o compromisso de atender aos estudantes, pais, docentes e à comunidade escolar em geral. O PE resultante do estudo consistiu em um e-book informativo que detalha as atividades realizadas pelo setor, contribuindo para o aprimoramento do entendimento sobre seu papel na comunidade acadêmica e escolar.
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