Contribuições de Constance Kamii à Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Juliana Ferreira Brandão Docente da secretaria municipal de Educação de Formosa-GO https://orcid.org/0000-0002-8350-1710
  • Sônia Bessa da Costa Nicacio Silva Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Gestão, Educação e Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás - UEG https://orcid.org/0000-0001-9857-6523

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p456

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, aprendizagem, aritmética, jogos

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada legalmente e tem por foco pessoas que não puderam estudar na idade ou oportunidade apropriada. Pressionados por dificuldades como idade, trabalho e vivências do cotidiano, muitos desistem e sentem-se desanimados. Professores com metodologias adequadas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento desses estudantes. Este artigo, de natureza qualitativa descritiva na modalidade interventiva, com referência nos trabalhos de Constance Kamii, tem como objetivos descrever o desempenho e as ações de estudantes da EJA em nove intervenções pedagógicas semanais realizadas com jogos e desafios no ensino da aritmética e verificar avanços na compreensão das operações aritméticas pelos estudantes. Participaram 11 estudantes com idade entre 16 e 58 anos, cursando do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Ao final, 9 deles inferiram a relação entre adição e multiplicação. Todos tiveram um visível progresso na construção da rede numérica, no cálculo mental e na compreensão da adição e multiplicação. Tiveram boa aceitação dos jogos e desafios como ferramentas pedagógicas, e percepção positiva dos jogos. A postura construtiva das pesquisadoras na proposição dos jogos e desafios promoveu um melhor proveito na utilização desses recursos na EJA.

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Biografia do Autor

Juliana Ferreira Brandão, Docente da secretaria municipal de Educação de Formosa-GO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás(2018). Tem experiência na área de Educação. 

Sônia Bessa da Costa Nicacio Silva, Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Gestão, Educação e Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduação em Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação (UNICAMP, 2003, 2008), Pós-Doutorado (UFTM, 2014). Professora do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no programa de Pós-graudação em Gestão, Educação e Tecnologias PPGGET. Realiza pesquisas em: Educação Matemática, Educação Econômica e Financeira e Formação de Professores. Líder do LIMA/UEG/CNPq.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

BRANDÃO, Juliana Ferreira; SILVA, Sônia Bessa da Costa Nicacio. Contribuições de Constance Kamii à Educação de Jovens e Adultos. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 456–476, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p456. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47480. Acesso em: 19 jun. 2025.