Diferentes disposições estéticas e cultura escolar: a posição de Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p494Palavras-chave:
Pierre Bourdieu, Conteúdo curricular, Relativismo cultural., Pierre Bourdieu; conteúdo curricular; relativismo cultural.Resumo
No centro dos debates atuais envolvendo o sistema de ensino brasileiro há a disputa entre variadas interpretações a respeito de quais conteúdos deveriam compor o currículo da escola básica. Embora não seja vinculado imediatamente a esse debate, é possível encontrar nos escritos de Pierre Bourdieu uma posição favorável à posição “conteudista”. Dada a relevância deste autor no campo da educação, convém aproveitar sua contribuição nesse caso. Para o esclarecimento da posição de Bourdieu a favor de um conteúdo curricular escolar clássico/propedêutico, seria relevante expor sua posição e avaliação comparativa daquilo que ele denomina “cultura erudita” ou “alta cultura” diante da “cultura popular”. Isto é, sua análise a respeito dos diferentes valores epistemológicos e estéticos das diferentes experiências culturais. Este artigo apresenta um levantamento inicial de escritos de Bourdieu que ilustram sua posição diante do tema, com base na leitura exegética de alguns de seus textos e de escritos de comentadores que tratam do mesmo tema.
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