Moralidade, autonomia e justiça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p360

Palavras-chave:

moralidade, justiça, autonomia, Epistemologia Genética, psicologia moral

Resumo

O artigo objetiva relacionar os conceitos de moralidade, autonomia e justiça, à luz da Psicologia Moral de Jean Piaget (1896-1980). A construção da moralidade é discutida pelo vínculo entre os domínios cognitivo, social e afetivo para compreender a noção de justiça. Apresenta tipos diferenciados de justiça relacionados à heteronomia ou autonomia, reconhecendo na obra de Constance Kamii (1931-), importantes contribuições ao estudo da autonomia, para desenvolver o valor sociomoral de justiça no contexto escolar. De natureza qualitativa, a revisão bibliográfica apresenta posições de pesquisadores no aporte da Epistemologia Genética. Como resultado, enfatiza que a noção de justiça é complexa, de difícil construção dado o nível de abstração requerido e deve ser relacionada aos demais aspectos do desenvolvimento da criança e do adolescente: cognição, afetividade e relações sociais. Conclui-se como implicação pedagógica para o desenvolvimento da noção de justiça que é necessário um trabalho coletivo, construtivo, inter-relacional e que tome por base a noção de respeito mútuo e reciprocidade de relações. Indica-se que há relação entre noção de justiça e moral autônoma, visto que à moralidade autônoma corresponde um senso de justiça mais complexo, coletivo e atinente à ética do bem comum.

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Biografia do Autor

Francismara Neves de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Estadual de Londrina-UEL

Pós Doutora em Educação e em Psicologia Educacional; Doutora em Educação; Mestre em Educação Especialista em Psicopedagogia. Servidora pública estadual- Universidade Estadual de Londrina-UEL Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação- UEL.

Guilherme Aparecido Godoi, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), nas modalidades bacharelado (2011) e licenciatura (2014). Tem experiência na área de Educação em Geografia, com ênfase na Epistemologia Genética de Jean Piaget e a representação do espaço e tempo na construção de conhecimentos geográficos.

Eliane Giachetto Saravali, Programa de Pós graduação em Educação da Paulista UNESP- Marília/SP.

Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento (UNESP, 2022), Pós-Doutorado em Educação (UEL, 2014), Doutorado em Educação (UNICAMP, 2003) Mestrado em Educação (UNICAMP,1999), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2003, ISCA/Limeira), Graduação em Pedagogia (UNICAMP,1995). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP/Campus de Marília) e do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano, atuando no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e destaque para os seguintes temas: conhecimento social, dificuldades de aprendizagem, construtivismo e educação, epistemologia e psicologia genéticas, educação infantil, interação social e sociometria. Líder do GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista/CNPq. Membro da ISP - International Society of Psychopedagogy.

Ana Carolina Mexia Aleixo, Universidade Estadual de Londrina- Mestranda

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Experiência de pesquisa como bolsista de Iniciação Científica. Participação em projetos de pesquisa em Estudos Piagetianos na área da Psicologia da Educação. Principais interesses de pesquisa: Valores sociomorais relacionados à educação. Mestranda  no Programa de Pós-graduação em Educação- UEL.

Anna Julia Carvalho de Moura, Universidade Estadual de Londrina

 Pedagoga pela Universidade Estadual de Londrina. Foi bolsista no projeto de iniciação científica: "O preconceito social na visão de estudantes do ensino fundamental II: um estudo à luz da epistemologia genética". 

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

OLIVEIRA, F. N. de; GODOI, G. A.; SARAVALI, E. G.; ALEIXO, A. C. M.; MOURA, A. J. C. de. Moralidade, autonomia e justiça. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 360–385, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p360. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47479. Acesso em: 18 abr. 2024.