Ideologia, preconceito e desenvolvimento da autonomia: interfaces entre as proposições sociológicas de Kamii e Piaget

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p322

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Moral, Autonomia, Ideologia, Preconceito

Resumo

O desenvolvimento da autonomia intelectual e moral se revela como propósito central da Educação. A expressiva produção científica no campo da Epistemologia Genética colabora com este objetivo. Neste ensaio teórico, as proposições de Constance Kamii para uma Educação voltada ao desenvolvimento da autonomia e seus obstáculos educacionais são correlacionados com estudos sociológicos de Jean Piaget que contrastam as coações ideológicas intergeracionais seminormativas com o desenvolvimento do pensamento científico. Tomando como base nossa recente pesquisa neste mesmo campo, sugerimos que preconceitos se relacionam às coações ideológicas conservadoras da heteronomia intelectual e moral, se mostrando como obstáculos ao desenvolvimento científico e moral da sociedade.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Instituto federal do Paraná - IFPR

Doutor em Educação (2022) pela Universidade Estadual de Londrina - PR. Mestre em Educação (2005) pela Universidade Católica de Petrópolis - RJ, Especialista em Neuropsicologia (2016), Especialista em Psicologia Empresarial (2002) e Psicólogo (2000). Docente e coordenador em cursos de Graduação e Pós-Graduação em instituições públicas e privadas. Atualmente é servidor público federal técnico-administrativo como Psicólogo do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina. Membro da Jean Piaget Society. Membro do COPE - Comitê de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Paraná Campus Londrina, biênio 2022-2024.

Francismara Neves de Oliveira, UEL

Pós Doutora em Educação e em Psicologia Educacional; Doutora em Educação; Mestre em Educação Especialista em Psicopedagogia. Servidora pública estadual- Universidade Estadual de Londrina-UEL Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação- UEL. 

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

GONÇALVES, C. E. de S.; OLIVEIRA, F. N. de. Ideologia, preconceito e desenvolvimento da autonomia: interfaces entre as proposições sociológicas de Kamii e Piaget. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 322–341, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p322. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47577. Acesso em: 29 mar. 2024.

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