Constance Kamii e os princípios de ensino: autonomia, diferenciação entre os conhecimentos e importância dos conteúdos e processos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p342Palavras-chave:
Construtivismo, pre-escola, Práticas pedagógicasResumo
Em suas pesquisas, Constance Kamii evidencia que princípios da teoria de Jean Piaget podem ser explorados em sala de aula, desde que o professor compartilhe da concepção pedagógica e epistemológica que objetive tais princípios. O ambiente e as situações criadas pelo professor são determinantes no desenvolvimento da criança, notadamente no que diz respeito aos princípios baseados na autonomia, diferenciação entre os conhecimentos físico, lógico-matemático e social e na valorização dos processos. Baseadas nessa compreensão, objetivamos discutir as contribuições da pesquisadora para o trabalho com crianças no período pré-escolar, principalmente a partir do estudo da obra “Piaget para a educação escolar”. Espera-se que esse artigo subsidie, teoricamente, reflexões sobre a importância do planejamento de um programa baseado na teoria piagetiana, sobretudo, na elaboração de atividades junto aos pequenos que gerem desequilíbrios cognitivos e mobilizem as estruturas do pensamento, utilizando-se, em sua prática, de objetivos claros, experiências e materiais potencializadores, situações desafiadoras e solicitadoras da ação.
Downloads
Referências
BECKER, F. Educação e Construção do Conhecimento. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BECKER, F. Abstração pseudo-empírica e reflexionante: significado epistemológico e educacional. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília/SP. Edição Especial. v.6, p. 104-128, nov. 2014. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4276. Acesso em 10 maio. 2021. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p104-128
DUCKWORTH, E. The having of wonderful ideas. Harvard Educational Review, 1972. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.42.2.g71724846u525up3
GILLIERON, C. Da Epistemologia Piagetiana a uma psicologia da criança em idade pré-escolar. In: LEITE, Luci B; MEDEIROS, Ana A.de. (orgs). Piaget e a escola de Genebra. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1995.
KAMII, C. Educação construtivista: uma orientação para o século XXI. Campinas: Mimeo- IE/Unicamp, 1982.
KAMII, C; DEVRIES, Rheta. Piaget para a educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
KAMII, C; DEVRIES, Rheta. Jogos em Grupo na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2009.
KAMII, C. A criança e o número. 20.ed. Campinas: Papiros, 1995 [1982].
KAMII, C. A teoria de Piaget e a Educação pré-escolar. Tradução de José Morgado. 3 ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2003 [1988].
MANTOVANI DE ASSIS, O. Z. Uma nova metodologia pré-escolar. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
PIAGET, J. Estudos Sociológicos. São Paulo: Forence, 1973.
PIAGET, J. O Juízo Moral. 4.ed. Summus Editorial, 1994.
PIAGET, J. A teoria de Piaget. In: CARMICHAEL. Manual de Psicologia da Criança. Organizado por Paul H. Mussen. São Paulo: EPU, Editora da USP, 1975.
PIAGET, J. A epistemologia genética, sabedoria e ilusões da filosofia, problemas de psicologia genética. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
PIAGET, J.; INHELDER, B. Gênese das Estruturas Lógicas Elementares. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J.; SZMINSKA. A Gênese do Número na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
RICHMOND, P. G. Piaget: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: IBRASA, 1981.
SARAVALI, E. G.; GUIMARÃES, T.; SILVA, R. C. Carolina da. Pesquisas sobre a construção do conhecimento social no contexto brasileiro: estado da arte 2005. In: Ensino Em Re-Vista. Uberlânda/MG, n.1, v.25, p.33-56, jan-abr. 2018, Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41359. Acesso em 20 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n1a2018-2
TOGNETTA, L. R. P.; MENIN, M. S. S. de. (orgs). Valores Sociomorais. Americana: Adonis, 2017.
TORREGO, J. C.; NEGRO, A. Aprendizaje cooperativo en las aulas: fundamentos y recursos para su implantación. Madri: Alianza Editoria, 2014.
ZORZI, A. A construção da Autonomia intelectual dos sujeitos em Jean Piaget: uma síntese teórica. Schéme, Marília, v.11.n.1, p. 50-72, jan.-jul, 019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme. Acesso em: 01 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11n1.04.p50
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Sordi Rodrigues Souza, Camila Fernanda da Silva Bandeira, Érica De Cássia Gonçalves, Lilian Pacchioni Pereira de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.