Constance Kamii e os princípios de ensino: autonomia, diferenciação entre os conhecimentos e importância dos conteúdos e processos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p342Palavras-chave:
Construtivismo, pre-escola, Práticas pedagógicasResumo
Em suas pesquisas, Constance Kamii evidencia que princípios da teoria de Jean Piaget podem ser explorados em sala de aula, desde que o professor compartilhe da concepção pedagógica e epistemológica que objetive tais princípios. O ambiente e as situações criadas pelo professor são determinantes no desenvolvimento da criança, notadamente no que diz respeito aos princípios baseados na autonomia, diferenciação entre os conhecimentos físico, lógico-matemático e social e na valorização dos processos. Baseadas nessa compreensão, objetivamos discutir as contribuições da pesquisadora para o trabalho com crianças no período pré-escolar, principalmente a partir do estudo da obra “Piaget para a educação escolar”. Espera-se que esse artigo subsidie, teoricamente, reflexões sobre a importância do planejamento de um programa baseado na teoria piagetiana, sobretudo, na elaboração de atividades junto aos pequenos que gerem desequilíbrios cognitivos e mobilizem as estruturas do pensamento, utilizando-se, em sua prática, de objetivos claros, experiências e materiais potencializadores, situações desafiadoras e solicitadoras da ação.
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