Das mídias de massa às tecnologias digitais
configurações sociotécnicas que informam e formam no GT Educação e Comunicação do SemiEdu/PPGE/UFMT
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p785Palavras-chave:
Semiedu, educação e comunicação, tecnologias digitais, cultura digitalResumo
O estudo teve como objetivo analisar a temática das tecnologias no GT Educação e Comunicação do Seminário de Educação (SemiEdu) do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no período de 1992 a 2023, observando a materialização das mudanças do contexto das mídias de massa à cultura digital. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento em bases de dados na internet inspirada em uma revisão sistemática, complementada com entrevista aberta com dois professores. Os resultados apontam para a reconfiguração da temática das tecnologias na educação, em sintonia com as mudanças no cenário sociotécnico das tecnologias digitais na cultura contemporânea e seus processos de formação.
Downloads
Referências
BONI, Valdete; QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em tese, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005.
REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. Cuiabá, v. 16, n. 31, 2007. Edição temática: Educação em Movimento: espaços, tempos e atores para o século XXI. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/issue/view/377. Acesso em: 29 set. 2021.
REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. Cuiabá, v. 17, n. 34, maio/ago. 2008. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/535. Acesso em: 29 set. 2021.
REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. Cuiabá, v. 18, n. 37, maio/ago. 2009. Edição especial dedicada ao SemiEdu 2008.
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/473. Acesso em: 29 set. 2021.
REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. Cuiabá, v. 22, n. 49, maio/ago. 2013. Temática SemiEdu 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/882. Acesso em: 29 set. 2021.
SAMPAIO, Rosana. Ferreira; MANCINI, Marisa.Cotta. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SEMIEDU: educação e seus modos de ler-escrever em meio à vida. Cuiabá: UFMT, 2014. Disponível em: http://sistemas.ufmt.br/ufmt.evento/Site.aspx?conteudoUID=182&eventoUID=59. Acesso em: 29 set. 2021.
SEMINÁRIO de Educação 2012: histórico do seminário educação Cuiabá: UFMT, 2012. Disponível em: http://sistemas.ufmt.br/semiedu2012/FrmHistoria.aspx Acesso em: 1 out. 2021.
SEMINÁRIO de Educação 2021: a educação no digital: a pandemia no covid-19, democracias sufocadas e resistências. Cuiabá: UFMT, 2021. Disponível em: https://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/semiedu/semiedu2021. Acesso em: 4 out. 2021.
SEMINÁRIO de Educação SemiEdu2023: aeducação e seus atuais labirintos: qual educação? com e para quem? com qual escola? Cuiabá: UFMT, 2023. Disponível em: https://setec.ufmt.br/eventos/semiedu/ Acesso em: 15 mar. 2024.
SEMINÁRIO Educação 2015: educação e seus sentidos no mundo digital. Cuiabá: UFMT, 2015. Disponível em: https://www.ufmt.br/curso/ppge/pagina/semiedu/5193#top_page. Acesso em: 29 set. 2021.
SILVA, Liana Deise. SIQUEIRA, Elizbeth Madureira. 20 anos do PPGE: balanço de sua produção. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 18, n. 37, p. 329-350, maio/ago. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iracema Cristina Fernandes da Silva, Renata Martins Coronel, Tereza Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.