Das mídias de massa às tecnologias digitais

configurações sociotécnicas que informam e formam no GT Educação e Comunicação do SemiEdu/PPGE/UFMT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p785

Palavras-chave:

Semiedu, educação e comunicação, tecnologias digitais, cultura digital

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a temática das tecnologias no GT Educação e Comunicação do Seminário de Educação (SemiEdu) do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no período de 1992 a 2023, observando a materialização das mudanças do contexto das mídias de massa à cultura digital. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento em bases de dados na internet inspirada em uma revisão sistemática, complementada com entrevista aberta com dois professores. Os resultados apontam para a reconfiguração da temática das tecnologias na educação, em sintonia com as mudanças no cenário sociotécnico das tecnologias digitais na cultura contemporânea e seus processos de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iracema Cristina Fernandes da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação pelo PPGE/UFMT, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas. Membro do grupo de pesquisa LêTece (Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação).

Renata Martins Coronel, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo - UNICID (2018). Mestra em Educação no Programa de PósGraduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Tereza Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil (ingresso em 2006). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020-2021). Doutora em Educação pela
Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2016).

Referências

BONI, Valdete; QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em tese, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005.

REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. Cuiabá, v. 16, n. 31, 2007. Edição temática: Educação em Movimento: espaços, tempos e atores para o século XXI. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/issue/view/377. Acesso em: 29 set. 2021.

REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. Cuiabá, v. 17, n. 34, maio/ago. 2008. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/535. Acesso em: 29 set. 2021.

REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. Cuiabá, v. 18, n. 37, maio/ago. 2009. Edição especial dedicada ao SemiEdu 2008.

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/473. Acesso em: 29 set. 2021.

REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. Cuiabá, v. 22, n. 49, maio/ago. 2013. Temática SemiEdu 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/882. Acesso em: 29 set. 2021.

SAMPAIO, Rosana. Ferreira; MANCINI, Marisa.Cotta. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SEMIEDU: educação e seus modos de ler-escrever em meio à vida. Cuiabá: UFMT, 2014. Disponível em: http://sistemas.ufmt.br/ufmt.evento/Site.aspx?conteudoUID=182&eventoUID=59. Acesso em: 29 set. 2021.

SEMINÁRIO de Educação 2012: histórico do seminário educação Cuiabá: UFMT, 2012. Disponível em: http://sistemas.ufmt.br/semiedu2012/FrmHistoria.aspx Acesso em: 1 out. 2021.

SEMINÁRIO de Educação 2021: a educação no digital: a pandemia no covid-19, democracias sufocadas e resistências. Cuiabá: UFMT, 2021. Disponível em: https://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/semiedu/semiedu2021. Acesso em: 4 out. 2021.

SEMINÁRIO de Educação SemiEdu2023: aeducação e seus atuais labirintos: qual educação? com e para quem? com qual escola? Cuiabá: UFMT, 2023. Disponível em: https://setec.ufmt.br/eventos/semiedu/ Acesso em: 15 mar. 2024.

SEMINÁRIO Educação 2015: educação e seus sentidos no mundo digital. Cuiabá: UFMT, 2015. Disponível em: https://www.ufmt.br/curso/ppge/pagina/semiedu/5193#top_page. Acesso em: 29 set. 2021.

SILVA, Liana Deise. SIQUEIRA, Elizbeth Madureira. 20 anos do PPGE: balanço de sua produção. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 18, n. 37, p. 329-350, maio/ago. 2009.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

SILVA, Iracema Cristina Fernandes da; CORONEL, Renata Martins; FERNANDES, Tereza. Das mídias de massa às tecnologias digitais: configurações sociotécnicas que informam e formam no GT Educação e Comunicação do SemiEdu/PPGE/UFMT. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 785–805, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p785. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50263. Acesso em: 21 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.