Medicalização para a escola: o que se espera de uma criança?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p944

Palavras-chave:

Infância, Medicalização infantil, Patologização da escola, Diagnósticos psicopatológicos em crianças

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a crescente demanda das escolas por avaliação médica para as crianças, cujos comportamentos fogem do que é esperado pela instituição. Assim, explora a crescente medicalização de crianças e sua relação com o contexto escolar, por meio de revisão bibliográfica, complementada pela apresentação de duas vinhetas clínicas. Ao longo da discussão são apresentados fatores culturais e históricos que influenciam os conceitos de normalidade e patologia, e como estes se alteram ao longo do tempo, afetando práticas médicas e educacionais. Destaca-se o aumento no uso de psicofármacos e na incidência de diagnósticos de transtornos psicopatológicos em crianças, considerando a influência das escolas na construção dessas percepções e na demanda por serviços de saúde. Percebe-se, através do percurso percorrido, que a ênfase na medicalização traz impactos significativos não somente às crianças, mas também no papel dos educadores e da instituição escolar. A medicalização retira da criança a possibilidade de lidar com suas questões e retira também do professor o lugar do seu saber. Dessa forma, ignora-se o poder transformador do ambiente escolar. Entende-se que o papel da escola vai além de apenas identificar sintomas de patologias. É também um espaço para escuta, elaboração e transformação.

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Biografia do Autor

Monica Campos de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

É psicanalista, psicóloga, mestranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF; Especializanda em Estimulação Precoce: Clínica Transdisciplinar do Bebê pelo Instituto Travessias da Infância; Membro da Associação La Cause des Bébés. Endereço eletrônico: monicacampos@outlook.com. 

Clara Powaczruk Affonso da Costa, Instituto Langage

É psicanalista, com graduação em Psicologia pela PUCRS (2016), Membro da formação permanente do Instituto Langage e da Associação La Cause des Bébés. Endereço eletrônico: clarapacosta@gmail.com. 

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Monica Campos de; COSTA, Clara Powaczruk Affonso da. Medicalização para a escola: o que se espera de uma criança?. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 4, p. 944–959, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n4p944. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51834. Acesso em: 6 mar. 2025.

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