Ava Poraquê

uma alternativa ao cenário de plataformização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p635

Palavras-chave:

Plataformização da Educação, Software Livre, Amazônia, AVA Poraquê

Resumo

Discutir o fenômeno da plataformização da educação no Brasil, evidenciado nos anos de 2020 e 2021, em razão das importantes mudanças e desafios na área da educação em todo o mundo devido à pandemia do COVID-19 é o plano de fundo do presente artigo para explicar a opção de uma escola pública da Amazônia paraense em hospedar um ambiente virtual de aprendizagem em um software livre como um importante exercício de contra hegemonia aos softwares proprietários. Para tanto, destacamos o debate em torno do Capitalismo de Vigilância (Zuboff, 2021), do Colonialismo de Dados (Silveira; Souza; Cassino, 2021) e dos Softwares Livres (Silveira, 2004) para subsidiar a construção de um modelo alternativo às plataformas privadas que dialogue com a realidade amazônica. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, exploratório e teórico-reflexivo, desenvolvido no intento de proporcionar pistas para investigações futuras mais amplas sobre a temática em questão. Por fim, apresentamos como resultado alguns desafios e limites para o uso desses recursos alternativos encontrados no percurso formativo da pesquisa.

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Biografia do Autor

Daniele Monteles, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica, na linha "Currículo da Escola Básica", orientada pelo professor Leonardo Zenha, na Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2006) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2005). Atualmente é professora do ensino fundamental 6 ao 9 ano do Centro de Educação Montessoriana do Pará e professora efetiva da Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Participo do Projeto AVA PORAQUÊ, na Funbosque, como produtora de conteúdo de Língua Portuguesa.

Leonardo Zenha, Universidade Federal do Pará

Professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). Desenvolve trabalhos no campo do ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação e comunicação. Professor Pesquisador na área de Educação, Comunicação, Cultura Digital e Cibercultura.

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

MONTELES, Daniele; ZENHA, Leonardo. Ava Poraquê : uma alternativa ao cenário de plataformização da educação. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 635–647, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p635. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49942. Acesso em: 21 dez. 2024.

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