Kamii e o conhecimento físico: a importância da ação para as descobertas do mundo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p386Palavras-chave:
Conhecimento físico, ConstrutivismoResumo
A construção do conhecimento físico é fator relevante quando discutimos as possibilidades de formar sujeitos criticamente autônomos e que buscam por meio do pensamento investigativo resolver diversas situações. Piaget (1896-1980), pesquisando o desenvolvimento humano, atribuiu sua construção à relação estabelecida entre o sujeito e os objetos do conhecimento, e destacou os conhecimentos físico, lógico-matemático e social. O presente estudo enfoca os aspectos relacionados ao conhecimento físico e sua importância para as descobertas do mundo pelas crianças pequenas sob a ótica da estudiosa construtivista Constance Kamii. Destaca também o papel do professor nesse processo, visto que as situações que ele propõe e suas intervenções podem possibilitar desequilibrações necessárias ao desenvolvimento infantil, suscitando os processos de assimilação, acomodação e equilibração, responsáveis pelas alterações e/ou construções das estruturas mentais. Esperamos que tais reflexões possam colaborar para a compreensão da abordagem construtivista e, assim, embasar a concepção docente sobre a necessidade de possibilitar aos alunos experiências significativas, nas quais possam agir, observar e refletir, desenvolvendo, assim, o pensamento investigativo, que dota a criança da curiosidade necessária para que ela continue pesquisando e aprendendo.
Downloads
Referências
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
DELVAL, Juan. La representación infantil del mundo social. In: TURIEL, E.,ENESCO, I., LINANZA, J. El mundo social en la mente del niño. Madrid: Alianza, 1989.
DELVAL, Juan. O Desenvolvimento Psicológico Humano. Tradução Ricardo A. Rosenbusch. 1 ed. São Paulo: Vozes, 2013.
KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. O Conhecimento Físico na Educação Pré-Escolar: Implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus pré-escolar; Porto Alegre, Artes Médicas, 1991.
KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. O conhecimento físico na educação pré-escolar: implicações da teoria de Piaget. Tradução Maria Cristina Goulart. Porto Alegre: Artmed, 1991.
KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução Reina A. de Assis. 4. ed. Campinas: Papirus, 1985.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Desenvolvimento intelectual da criança. In: ASSIS, Múcio Camargo de; ASSIS, MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto (org.). Proepre: fundamentos teóricos da educação infantil. 7. ed. Campinas: Book Editora, 2013.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Conhecimento físico , conhecimento lógico-matemático e conhecimento social.In: ASSIS, Múcio Camargo de; ASSIS, MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto (org.). Proepre: fundamentos teóricos da educação infantil. 7. ed. Campinas: Book Editora, 2013.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Dirceu A. Lindoso; Rosa M.R. da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1970.
PIAGET, Jean. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PIAGET, Jean. Aprendizagem e conhecimento. In: PIAGET, Jean; GRÉCO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
PIAGET, Jean. Development and learning. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 2, n. 3, p. 176-186, 1964. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.3660020306
PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
PIAGET, Jean; GARCIA, R. Psicogênese e história das ciências. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987. (Coleção Ciência Nova, n. 6).
PIAGET, Jean; INHELDER, B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 1978.
SARAVALI, Eliane Giachetto; GUIMARÃES, Taislene. Ambientes educativos e conhecimento social: um estudo sobre as representações de escola. Educação em Revista, Belo Horizonte, 2010, v. 26, n. 1, p. 157-184. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100008. Acesso em: 30 jun 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100008
SARAVALI, Eliane Giacheto; SOUZA, Emulyn Fernanda Pereira. As relações entre o raciocínio lógico-matemático e a construção do conhecimento social: um estudo evolutivo. Revista Cadernos de Educação, Pelotas, 2016, n. 53, p. 101-122. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/issue/view/547. Acesso em: 26 jun 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosângela Cristina Diegoli , Edneia Felix de Matos, Ivana Aparecida de Araújo Rocha, Marcela Cristina de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.