Kamii e o conhecimento físico: a importância da ação para as descobertas do mundo

Autores

  • Rosângela Cristina Diegoli SESI/Ensino Médio
  • Edneia Felix de Matos Prefeitura Municipal de Marília; Área de atuação: Educação infantil
  • Ivana Aparecida de Araújo Rocha Professora polivalente/ Colégio Americana/ Fundamental I https://orcid.org/0000-0001-7525-7263
  • Marcela Cristina de Moraes Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Guaxupé/MG. https://orcid.org/0000-0002-5358-2089

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p386

Palavras-chave:

Conhecimento físico, Construtivismo

Resumo

A construção do conhecimento físico é fator relevante quando discutimos as possibilidades de formar sujeitos criticamente autônomos e que buscam por meio do pensamento investigativo resolver diversas situações. Piaget (1896-1980), pesquisando o desenvolvimento humano, atribuiu sua construção à relação estabelecida entre o sujeito e os objetos do conhecimento, e destacou os conhecimentos físico, lógico-matemático e social. O presente estudo enfoca os aspectos relacionados ao conhecimento físico e sua importância para as descobertas do mundo pelas crianças pequenas sob a ótica da estudiosa construtivista Constance Kamii. Destaca também o papel do professor nesse processo, visto que as situações que ele propõe e suas intervenções podem possibilitar desequilibrações necessárias ao desenvolvimento infantil, suscitando os processos de assimilação, acomodação e equilibração, responsáveis pelas alterações e/ou construções das estruturas mentais. Esperamos que tais reflexões possam colaborar para a compreensão da abordagem construtivista e, assim, embasar a concepção docente sobre a necessidade de possibilitar aos alunos experiências significativas, nas quais possam agir, observar e refletir, desenvolvendo, assim, o pensamento investigativo, que dota a criança da curiosidade necessária para que ela continue pesquisando e aprendendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Cristina Diegoli , SESI/Ensino Médio

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (USC) Bauru. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Marília. Participou do Grupo de Pesquisa sobre Literatura, na Universidade do Sagrado Coração, fez parte do PIBID/CAPES-Inglês e realizou pesquisa junto ao PIVIC/USC. Lecionou para crianças, adolescentes e idosos. Atuou como produtora e revisora de textos educacionais. Atualmente, leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Trilha de produção textual para alunos do ensino médio.

Edneia Felix de Matos, Prefeitura Municipal de Marília; Área de atuação: Educação infantil

Possui Graduação em Pedagogia (Faip, 2015) Especialização em Psicopedagogia Institucional ( Faculdade Paulista, 2017), Especialização em Educação Infantil (UEM, 2019) Mestrado em Educação (Unesp, 2021) Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, séries iniciais, métodos de ensino, preconceito racial e bullying, aprendizagem e desenvolvimento humano

Ivana Aparecida de Araújo Rocha, Professora polivalente/ Colégio Americana/ Fundamental I

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília/SP. Membro do GEADEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Unifafibe (2005). Atualmente professora do ensino fundamental I - Colégio Americana. Experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e no Desenvolvimento e Aprendizagem. Como docente, sempre trabalhou em instituições com metodologias pedagógicas ativas, que incentivam o aluno no protagonismo da própria aprendizagem e respeitam seu desenvolvimento.

Marcela Cristina de Moraes, Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Guaxupé/MG.

Graduada em Pedagogia e em História pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (2012; 2001); especializada em História do Brasil pela Brasil pela Universidade de Franca, SP, e em Gestão Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho, MG. Mestranda em "Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento humano", na Universidade Estadual Paulista, Campus Marília,SP, na qual também é membro do GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista. Participante como co-organizadora do Encontro Pedagógico sobre Inclusão e da FLIG- Feira do livro de Guaxupé, ambos eventos anuais realizados em Guaxupé MG. Atua como professora de Educação Infantil na Secretaria de Educação de Guaxupé, MG. Apresenta interesse na área de Desenvolvimento Infantil, Psicologia Educacional, Antropologia e Sociologia da Infância, Proepre, Literatura Infantil e Neurociências.

Referências

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

DELVAL, Juan. La representación infantil del mundo social. In: TURIEL, E.,ENESCO, I., LINANZA, J. El mundo social en la mente del niño. Madrid: Alianza, 1989.

DELVAL, Juan. O Desenvolvimento Psicológico Humano. Tradução Ricardo A. Rosenbusch. 1 ed. São Paulo: Vozes, 2013.

KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. O Conhecimento Físico na Educação Pré-Escolar: Implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus pré-escolar; Porto Alegre, Artes Médicas, 1991.

KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. O conhecimento físico na educação pré-escolar: implicações da teoria de Piaget. Tradução Maria Cristina Goulart. Porto Alegre: Artmed, 1991.

KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução Reina A. de Assis. 4. ed. Campinas: Papirus, 1985.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Desenvolvimento intelectual da criança. In: ASSIS, Múcio Camargo de; ASSIS, MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto (org.). Proepre: fundamentos teóricos da educação infantil. 7. ed. Campinas: Book Editora, 2013.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Conhecimento físico , conhecimento lógico-matemático e conhecimento social.In: ASSIS, Múcio Camargo de; ASSIS, MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto (org.). Proepre: fundamentos teóricos da educação infantil. 7. ed. Campinas: Book Editora, 2013.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Dirceu A. Lindoso; Rosa M.R. da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1970.

PIAGET, Jean. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PIAGET, Jean. Aprendizagem e conhecimento. In: PIAGET, Jean; GRÉCO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

PIAGET, Jean. Development and learning. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 2, n. 3, p. 176-186, 1964. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.3660020306

PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

PIAGET, Jean; GARCIA, R. Psicogênese e história das ciências. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987. (Coleção Ciência Nova, n. 6).

PIAGET, Jean; INHELDER, B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 1978.

SARAVALI, Eliane Giachetto; GUIMARÃES, Taislene. Ambientes educativos e conhecimento social: um estudo sobre as representações de escola. Educação em Revista, Belo Horizonte, 2010, v. 26, n. 1, p. 157-184. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100008. Acesso em: 30 jun 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100008

SARAVALI, Eliane Giacheto; SOUZA, Emulyn Fernanda Pereira. As relações entre o raciocínio lógico-matemático e a construção do conhecimento social: um estudo evolutivo. Revista Cadernos de Educação, Pelotas, 2016, n. 53, p. 101-122. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/issue/view/547. Acesso em: 26 jun 2021.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

DIEGOLI , Rosângela Cristina; MATOS, Edneia Felix de; ROCHA, Ivana Aparecida de Araújo; MORAES, Marcela Cristina de. Kamii e o conhecimento físico: a importância da ação para as descobertas do mundo. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 386–407, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p386. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47477. Acesso em: 21 nov. 2024.