Clubes de leitura on-line: notas sobre as experiências de duas professoras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p667Palavras-chave:
Clubes de leitura, Ciberfeminismo, Mobilização de saberes, On-lineResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a experiência de duas professoras praticantes culturais no clube de Leitura da Manu, organizado e idealizado por Manuela D’Ávila, no primeiro semestre de 2023. A partir da vivência com os fenômenos que emergem da cibercultura, as autoras do estudo buscaram compreender as práticas cotidianas vivenciando situações de aprendizagem a partir da participação no coletivo de leitura de livros escritos e protagonizados por mulheres. Articulamos a experiência vivenciada junto ao clube aos estudos sobre ciberfeminismo. Pautamo-nos, metodologicamente, nos estudos da pesquisa-formação na cibercultura, ancorados na epistemologia multirreferencial, cibercultural e dos cotidianos. Nossa investigação traz apontamentos diante do vivenciado, tais quais a aprendizagem em rede na relação cidadeciberespaço, a construção e mobilização de saberes para além da educação formal e o fortalecimento de redes de reexistência através da partilha.
Downloads
Referências
ARDOINO, Jacques. Pensar a multirreferencialidade. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sergio. Jacques Ardoino & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BARREIRA, César Mortari; FONSECA, Júlia Albergaria Guedes da. Violência doméstica na pandemia: Dados Pandêmicos. Politize, Florianópolis, 28 abr. 2022. Disponível em: https://www.politize.com.br/violencia-domestica-pandemia/. Acesso em: 2 dez. 2022.
COSTA, Cristiane. Rede. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Explosão feminista. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 43-60.
FERNANDES, Teresinha; SANTOS, Edméa. Ciberfeminismo e multiletramentos críticos na cibercultura. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76124. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76124
GONZÁLEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 3. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.
KILOMBA, Grada. Memórias de plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LEMOS, André (org.). Cibercidade: as cidades na cibercultura. Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2004.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010.
LEVÝ, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em ciências da educação. Campinas: Pontes Editores, 2020.
MATOS, Marlise. Movimento e teoria feminista: é possível reconstruir a teoria feminista a partir do Sul global?. Sociologia e Política, Curitiba, v. 18, n. 36, p. 67-92, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-44782010000200006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-44782010000200006
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTOS, Edmea. Educação on-line na pós-graduação stricto sensu: o caso da unidade curricular “applied instrucional design” do programa de pós-graduação on-line em tecnologia educativa da universidade do Estado de Ohio nos Estados Unidos. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 12, n. 1, p. 278-298, 2023. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p278-298. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p278-298
SANTOS, Edmea. Escrevivências ciberfeministas: narrativas de uma mulher durante a pandemia covid-19. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014.
SANTOS, Edmea. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SANTOS, Edmea; RANGEL, Leonardo. O caminhar na educação: narrativas de aprendizagem, pesquisa e formação. Ponta Grossa: Atena, 2020.
SANTOS, Edmea; WEBER, Aline. Diários online, cibercultura e pesquisa-formação multirreferencial. In: SANTOS, Edméa; CAPUTO, Stela Guedes (org.). Diário de pesquisa na cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. Rio de Janeiro: Omodê, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raquel Silva Barros, Edméa Oliveira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.