O uso de tecnologias digitais no ensino de língua inglesa na escola de ensino em tempo integral Luíza Távora - Jucás/Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p1141

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Língua inglesa, Desenvolvimento de autonomia

Resumo

A história nos mostra que o avanço da tecnologia e o processo educacional vêm mudando ao longo do tempo e é fato que o ensino de lingua inglesa juntamente com a tecnologia vem ganhando mais espaço no ambiente escolar. O presente artigo tem como finalidade analisar a relevância e a utilização das tecnologias como recursos pedagógicos nas aulas de Língua Inglesa pelos professores. Partindo desse objetivo, analisamos alguns aspectos como a forma de uso das tecnologias e o papel do professor nessa perspectiva. Para atingirmos este objetivo descrevemos neste artigo uma abordagem exploratória, sendo uma pesquisa descritiva, cujo método utilizado para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica e também o instrumento de coleta de dados para a realização de entrevistas com alguns professores. A partir das pesquisas e entrevistas realizadas, foi possível compreender que as tecnologias digitais podem potencializar a aprendizagem da língua inglesa, facilitando um aprendizado mais dinâmico e interativo, desenvolvendo assim, as competências e habilidades comunicativas presentes no Inglês: speaking, listening, writing e reading. Posteriormente, neste artigo mostram-se também os métodos utilizados e os resultados sobre as práticas pedagógicas e a devida preparação dos docentes para o uso de recursos digitais, fazendo um paralelo assim entre ensino e aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Oliveira Silva, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras- Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2014) e  uma especialização na área da Educação sobre Metodologias no Ensino de Línguas Portuguesa, Inglesa e Literatura. Atualmente é professora de Inglês e Português da Escola Estadual de Educação Profissional Rita Matos Luna  situada na cidade de Jucás- Ceará. Endereço eletrônico: anna.tininha2@gmail.com.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth de. As novas tecnologias em sala de aula. [Entrevista cedida a] Elisângela Fernandes. Nova Escola Gestão, São Paulo, 1 jun. 2010. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/627/maria-elizabeth-de-almeida-fala-sobre-tecnologia-na-sala-de-aula. Acesso em: 10 mar. 2023.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. Integrando tecnologias no ensino de inglês nos anos finais do ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em out. 2024.

CARR, Paul R.; PORFILIO, Brad J. Computers, the media and multicultural education: seeking engagement and political literacy. Intercultural Education, Abingdon, v. 20, n. 2, p. 91-107, Apr. 2009. DOI 10.1080/14675980902922200. DOI: https://doi.org/10.1080/14675980902922200

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1981.

GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

LEFFA, Vilson J. Por um ensino de idiomas mais includente no contexto social atual. In: LIMA, Diógenes Cândido de (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009. p. 113-123.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

OLIVEIRA, Maria Vanessa Soares de. Importância do ensino de língua inglesa em sala de aula. Itaporanga: Universidade Federal da Paraíba, 2018.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013

SANTOS, Lucíola Licinio de C. P. Formação do professor e pedagogia crítica. In: FAZENDA, Ivani. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p. 17-41.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

SILVA, Ana Cristina Oliveira. O uso de tecnologias digitais no ensino de língua inglesa na escola de ensino em tempo integral Luíza Távora - Jucás/Ceará. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 4, p. 1141–1154, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n4p1141. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50977. Acesso em: 6 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.