Feche os olhos meu bem, nada vai te acordar: nota sobre o silenciamento da criança na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p1033Palavras-chave:
Educação Infantil, Intervenção Precoce, Práticas Pedagógicas, Saúde MentalResumo
Apesar de acompanharmos na história da infância um período de negligência com o bebê e as crianças, os estudos e pesquisas nesta faixa etária que compreende a etapa da educação infantil de 0 a 6 anos demonstraram que as experiências e vivências neste período são constituintes do sujeito e bases para o desenvolvimento de cada um, portanto as práticas pedagógicas deveriam ser elaboradas considerando as especificidades de cada um, e em relação a especificidades estamos nos referindo não somente ao tempo que cada um leva para se desenvolver, mas também a realidade de cada família, com suas histórias, crenças, sonhos, etc. Este artigo pretende interrogar as pessoas que dedicam seus tempos cuidando de bebês e crianças nas creches a respeito da nova onda de negligência que esta acometendo a infância, onde o sofrimento de bebês e crianças estão sendo silenciados e aprisionados em laudos e intervenções medicamentosas.
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