Crianças ciberculturais

contribuições para pensar a atuação da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p688

Palavras-chave:

Cibercultura; Crianças; Tecnologias Digitais; Educação Básica.

Resumo

Os avanços tecnológicos vêm alterando a nossa forma de viver, ser e estar no mundo, influenciando comportamentos já na infância. Na escola, essas mudanças também são sentidas nas formas de aprender e de ensinar, tornando fundamental o preparo dos professores para as atividades pedagógicas que envolvam as tecnologias digitais para a atuação das crianças no contexto da cibercultura. O presente estudo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação, e objetiva compreender o perfil de crianças no contexto da cibercultura. Realizamos a construção de dados junto/com os sujeitos da pesquisa, alunos do 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Mossoró/RN. Tivemos como inspiração teórico- epistemológica e metodológica a pesquisa-formação multirreferencial. Constatamos que as crianças são sujeitos ciberculturais e interagem cotidianamente com as tecnologias, com ênfase nos jogos e nas redes sociais e que a formação continuada, a reflexão e o diálogo intersubjetivo e plural entre a escola/família/sociedade é condição para a busca de uma formação cidadã e autoral, em devir, das crianças em contexto de cibercultura.

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Biografia do Autor

Dayse Medeiros de Sousa Figueirôa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Dayse Medeiros, formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Professora da rede municipal de Mossoró/RN. Suporte Pedagógico em uma escola pública estadual. Mestranda em Educação pelo PosEduc/UERN. Pesquisa com ênfase no uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento dos multiletramentos no contexto da cibercultura.

 

Mayra Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; professora da   Faculdade   de   Educação   da   UERN,  atuando no Mestrado em Educação – POSEDUC/UERN e na graduação no curso de pedagogia e outras licenciaturas; membro dos grupos de Pesquisa Formação e Profissionalização do Professor – UERN e Docência e Cibercultura – URRJ. Estuda e pesquisa a formação docente no contexto da cibercultura, inspirada nas epistemologias multirreferencial e com os cotidianos.

 

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

FIGUEIRÔA, Dayse Medeiros de Sousa; RIBEIRO, Mayra. Crianças ciberculturais: contribuições para pensar a atuação da escola. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 688–707, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p688. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49743. Acesso em: 30 dez. 2024.

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