Multiletramentos no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p739Palavras-chave:
Multiletramentos, Leitura, Escrita, Ensino FundamentalResumo
Nesta pesquisa-bibliográfica, objetivamos compreender a importância dos multiletramentos nos primeiros anos do Ensino Fundamental e, com isso, produzir uma revisão de literatura crítica sobre a temática no presente. Para alcançar esse objetivo, consultamos teses, dissertações e artigos publicados de 2013 a 2023, os quais se encontram nas bases de dados da Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES. A partir do material documental analisado, buscamos produzir sentidos provisórios sobre os multiletramentos na alfabetização. Como resultado, entendemos que os trabalhos analisados ressaltam a necessidade de compreender os multiletramentos de maneira mais ampla e contextualizada, indo além das práticas tradicionais de alfabetização. A perspectiva dos multiletramentos, oriunda do Grupo de Nova Londres, representa uma ruptura com o paradigma tradicional do letramento baseado apenas na decodificação do código alfabético. Ao reconhecer a importância de múltiplas linguagens, incluindo imagens, sons e tecnologias digitais em rede, essa abordagem propõe uma pedagogia situada, que considera os contextos culturais e sociais dos alunos. A integração de práticas de multiletramentos, aliadas ao uso de recursos tecnológicos, é vista como uma forma de potencializar o interesse dos estudantes e criar novas possibilidades de aprendizagem.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristinal Alves da Silva; COSCARELLI, Carla Viana. Multimodalidade: aproximações conceituais, produções infantis e propostas pedagógicas no processo de alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 4-25, 2020. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020454. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020454
CALIXTO, Helaine Cristina Amaro; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues; LAUDARES, Ellen Maria Alcântara. A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 88-106, 2020. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020459. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020459
CASTRO, Marcelo Macedo Correa; AMORIM, Rejane; CERDAS, Luciene. O conceito de Letramento e as práticas de alfabetização. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 251-270, 2018. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16691. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16691
CERDAS, Luciene. Alfabetizar é mais que ensinar um código: discurso e autoria no ensino da língua. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, p. 1-19, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240660. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248240660por
COSTA, Sonia Santana da; GODOY, João Paulo; MANHENTE, Wanessa. Alfabetização e letramento em uma perspectiva histórico-cultural. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 1, n. 3, p. 553–575, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv1n3a2017-6. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv1n3a2017-6
GONÇALVES, Angela Vidal. Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita. Revista Caderno Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 125-140, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622013000100008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622013000100008
GOULART, Cecilia Maria A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva na alfabetização. Revista Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 35-51, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200004. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200004
GOULART, Cecília Maria A; GONÇALVES, Angela Vidal. Alfabetização: linguagem e vida, uma perspectiva discursiva. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 14, p. 48-61, 2021. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2021527. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2021527
GRUPO NOVA LONDRES. Uma pedagogia dos multiletramentos: projetando futuros sociais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 101–145, 2021. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578
KLEIMAM, Angela B. Letramento na contemporaneidade. Revista Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 72-91, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200006. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200006
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Contribuições teórico metodológicas para pesquisa sobre letramento na escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623699897. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623699897
MARSICO, Aline Mourão Domingues; VIEIRA, Maurício Aires. Pedagogia dos multiletramentos na educação integral. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 2, p. 37–56, 2016. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v2i02.231. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v2i02.231
MONTEIRO, Sara Morão; MORAES, Arthur Gomes; MONTUANI, Daniela Freitas Brito. Apresentação, alfabetização e letramento, perspectivas e análises do campo educacional. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-5, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698000036. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698000036
MOYA, Paula Tamyris; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo; LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Alfabetização e letramento: uma discussão sobre gêneros textuais digitais. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 1751–1768, 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64044. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64044
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de; SZUNDY, Paula Tatiane Carréra. Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. Revista Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 184-205, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200012
PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA. SBC Horizontes, Porto Alegre, 21 mar. 2023a. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-a-era-da-autoria-hibrida/. Acesso em: 20 ago. 2023.
PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT é realmente inteligente?. SBC Horizontes, Porto Alegre, 17 mar. 2023b. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-e-realmente-inteligente/. Acesso em: 20 ago. 2023.
PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT substituirá professoras e professores?. SBC Horizontes, Porto Alegre, 10 mar. 2023c. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-substituira-professoras-e-professores. Acesso em: 20 ago. 2023.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: concepções epistêmico-didático-pedagógicas dos usos na educação. SBC Horizontes, Porto Alegre, 6 jun. 2023a. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/06/chatgpt-concepcoes/. Acesso em: 20 ago. 2023.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe; CHATGPT-4, OpenAI. ChatGPT: potencialidades e riscos para a Educação. SBC Horizontes, Porto Alegre, 8 maio 2023b. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/05/chatgpt-potencialidades-e-riscos-para-a-educacao/. Acesso em: 20 ago. 2023.
PREZENSZKY, Bruno Cortegoso; MELLO, Roseli Rodrigues. Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 63, p. 1569-1595, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v19n63/1981-416X-rde-19-63-1569.pdf. Acesso em: 26 out. de 2023. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO01
ROCHA, Célia Aparecida. Gêneros discursivos, sequência didática e multiletramentos na pesquisa crítica colaborativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, p. 1-5, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469842173 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469842173
ROJO, Roxane; KARLOS-GOMES, Geam; SILVA, Ana Maria dos Santos Honorato da. Multiletramentos na escola: uma entrevista com Roxane Rojo. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1998/866. Acesso em: 29 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1998
SILVA, Obdália Santana Ferraz; ANECLETO, Úrsula Cunha; SANTOS, Sirlaine Pereira Nascimento. Educação, formação docente e multiletramentos articulando projetos de pesquisa-formação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147221083. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147221083
SILVA, Obdália Santana Ferraz; SANTOS, Sirlaine Pereira Nascimento. Ações pedagógicas em contextos de multiletramentos digitais: desafios ao docente dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 5, p. 304–330, 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p304. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p304
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
TERRA, Márcia Regina. Letramento & letramentos: uma perspectiva sociocultural dos usos da escrita. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 29, n. 1, p. 29-58, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502013000100002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502013000100002
VERGNA, Maria Aparecida. Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de usos de artefatos digitais. Revista Texto Livre, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24366. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24366
VICENTINI, Luiza; ZANARDI, Juliene Kely. Entrevista com Roxane Rojo, professora do departamento de linguística aplicada da UNICAMP. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 14, n. 21, p. 329-339, 2015. Disponível em: https://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num21/entrevista/Palimpsesto21entrevista01.pdf.Acesso em: 26 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciana da Silva Santos Oliveira, Felipe Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.