Multiletramentos no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p739

Palavras-chave:

Multiletramentos, Leitura, Escrita, Ensino Fundamental

Resumo

Nesta pesquisa-bibliográfica, objetivamos compreender a importância dos multiletramentos nos primeiros anos do Ensino Fundamental e, com isso, produzir uma revisão de literatura crítica sobre a temática no presente. Para alcançar esse objetivo, consultamos teses, dissertações e artigos publicados de 2013 a 2023, os quais se encontram nas bases de dados da Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES. A partir do material documental analisado, buscamos produzir sentidos provisórios sobre os multiletramentos na alfabetização. Como resultado, entendemos que os trabalhos analisados ressaltam a necessidade de compreender os multiletramentos de maneira mais ampla e contextualizada, indo além das práticas tradicionais de alfabetização. A perspectiva dos multiletramentos, oriunda do Grupo de Nova Londres, representa uma ruptura com o paradigma tradicional do letramento baseado apenas na decodificação do código alfabético. Ao reconhecer a importância de múltiplas linguagens, incluindo imagens, sons e tecnologias digitais em rede, essa abordagem propõe uma pedagogia situada, que considera os contextos culturais e sociais dos alunos. A integração de práticas de multiletramentos, aliadas ao uso de recursos tecnológicos, é vista como uma forma de potencializar o interesse dos estudantes e criar novas possibilidades de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Luciana da Silva Santos Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Mestranda em Educação na Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite (2001). Atualmente é Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Professor Paulo de Almeida Campos. Nessa escola também atua como Pedagoga. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Supervisão e Planejamento.

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá

Professor do Programa do PPGE/UNESA. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (GPEC/CNPq). É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Agradeço ao CNPq/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT -TO) pela bolsa de pós-doutorado, processo nº151075/2023-9.

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Luciana da Silva Santos; CARVALHO, Felipe. Multiletramentos no Ensino Fundamental. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 739–763, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p739. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49729. Acesso em: 30 dez. 2024.

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