Apresentação do dossiê

Autores

Palavras-chave:

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá / Universidade Federal do Tocantins

Está como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (GPEC/CNPq). É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). De 2019 a 2020, foi bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha (UCM), e bolsista de doutorado Nota 10 FAPERJ. Atualmente é bolsista de pós-doutorado CNPq pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Colunista de Educação na Revista Horizontes da Sociedade Brasileira de Computação. Editor-gerente da Revista Docência e Cibercultura. É Ad Hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e coordenador GT 16 ANPEd Sudeste. Realiza pesquisas em educação online, formação, informática na educação, didática, diferença, cibercultura.

Damião Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doc./UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA/UFPA/UFT. Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT). Professor Associado do curso de Pedagogia/UFT. Consultor das Comissões de Avaliação de APCN da Área de Educação - CAPES. Líder de grupo de pesquisa CNPq Gepce/minorias na área de Currículo. Pesquisador do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia UEPA,UFRN, UFT (Procad/2018). Pesquisador da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). Pesquisador-associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) GT -12 Currículo. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Brasileira de Estudos em Transhomocultura (ABETH). Membro do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd-Norte). Membro do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (Fompe). Membro do Comitê Técnico-Científico (CTC/UFT). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE/Pedagogia/UFT). Membro do Fórum Tocantinense em Defesa do Curso de Pedagogia e Licenciaturas. Membro da Secretaria Estadual LGBTI+ do PT. Tem experiência na gestão superior universitária, da coordenação de curso de licenciatura em pedagogia e de programa de pós-graduação em educação. Sua atuação tem ênfase em Currículo, Docência e Formação de Professoras, atuando nos temas: Teoria do Currículo; Currículos Diversos da Educação Básica; Formação de Professoras; Diversidade Sexual, Gênero e Diferença; Minorias Sociais Nortistas Amazônidas; Tecnologias Ciberculturais.

Marluce Zacariotti, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1990), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Em pós-doutoramento no curso de Ciências da Comunicação, na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal- 2022-2023). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, sociedade e meio ambiente, coordenadora da Pegadas - Agência de Conteúdos Jornalísticos (UFT); professora permanente e vice coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins; coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor). É Presidenta da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ- Gestão 2022/2024) e vice coordenadora da Rede Trabalho e Identidade do Jornalista (Retij/SBPjor- Gestão 2021-2023). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo ; comunicação e trabalho; assessoria de comunicação e de imprensa; comunicação e educação; educação midiática.

Wallace Ugulino, University of Twente

Atualmente, sou Professor Sénior na Universidade de Twente (UTwente, Países Baixos) como parte da Faculdade de Engenharia Eléctrica, Matemática e Ciências da Computação (EEMCS). Anteriormente, trabalhei para a "Apple Developer Academy," tanto no Brasil, como Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), como em Itália, como Professor (colaborador) da Università Degli Studi di Napoli - Federico II (Nápoles, Itália). Também trabalhei como Pesquisador Bolsista de Pós-Doutorado na UFRJ, com pesquisa em computação vestível. 

Obtive o título de Doutor em Ciências [D.Sc.] (PUC-Rio, 2014) com a tese intitulada "Wearables para Apoio à Representação Espacial por Pessoas Cegas. Fui premiado como "Apple Distinguished Educator" (Instituto ADE turma de 2015) pelo trabalho como professor de programação de computadores (desenvolvimento iOS) para a Apple Developer Academy no Brasil. Obtive o título de Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2010), com uma dissertação sobre suporte computacional para melhoria de atividades educacionais em grupo. 

Atualmente leciono cursos principalmente relacionados à programação de computadores. Em relação à pesquisa, meus principais interesses são em pesquisas relacionadas à Educação em Ciência da Computação, CSCW/CSCL, Tecnologia Assistiva Vestível, e Desenvolvimento de Software para Plataformas Móveis.

Referências

CARVALHO, Felipe. Situações de coautoragem online no ensino fundamental. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 11, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/45600. Acesso em: 15 set. 2024.

CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Atividades autorais online: aprendendo com criatividade. SBC Horizontes, nov. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/11/atividadesautorais. Acesso em: 15 set. 2024.

CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de. #Pedagogiasciberculturais: como aprendemos-ensinamos a nos tornar o que somos? 2021. 190f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de janeiro, 2021. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/2013_2-1195-DO.pdf. Acesso em: 15 set. 2024.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

CARVALHO, Felipe; ROCHA, Damião; ZACARIOTTI, Marluce; UGULINO, Wallace. Apresentação do dossiê. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 628–634, 2024. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51462. Acesso em: 21 dez. 2024.

Dados de financiamento