Multiletramentos no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p739

Palavras-chave:

Multiletramentos, Leitura, Escrita, Ensino Fundamental

Resumo

Nesta pesquisa-bibliográfica, objetivamos compreender a importância dos multiletramentos nos primeiros anos do Ensino Fundamental e, com isso, produzir uma revisão de literatura crítica sobre a temática no presente. Para alcançar esse objetivo, consultamos teses, dissertações e artigos publicados de 2013 a 2023, os quais se encontram nas bases de dados da Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES. A partir do material documental analisado, buscamos produzir sentidos provisórios sobre os multiletramentos na alfabetização. Como resultado, entendemos que os trabalhos analisados ressaltam a necessidade de compreender os multiletramentos de maneira mais ampla e contextualizada, indo além das práticas tradicionais de alfabetização. A perspectiva dos multiletramentos, oriunda do Grupo de Nova Londres, representa uma ruptura com o paradigma tradicional do letramento baseado apenas na decodificação do código alfabético. Ao reconhecer a importância de múltiplas linguagens, incluindo imagens, sons e tecnologias digitais em rede, essa abordagem propõe uma pedagogia situada, que considera os contextos culturais e sociais dos alunos. A integração de práticas de multiletramentos, aliadas ao uso de recursos tecnológicos, é vista como uma forma de potencializar o interesse dos estudantes e criar novas possibilidades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana da Silva Santos Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Mestranda em Educação na Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite (2001). Atualmente é Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Professor Paulo de Almeida Campos. Nessa escola também atua como Pedagoga. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Supervisão e Planejamento.

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá

Professor do Programa do PPGE/UNESA. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (GPEC/CNPq). É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Agradeço ao CNPq/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT -TO) pela bolsa de pós-doutorado, processo nº151075/2023-9.

Referências

ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristinal Alves da Silva; COSCARELLI, Carla Viana. Multimodalidade: aproximações conceituais, produções infantis e propostas pedagógicas no processo de alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 4-25, 2020. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020454. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020454

CALIXTO, Helaine Cristina Amaro; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues; LAUDARES, Ellen Maria Alcântara. A multimodalidade em práticas de letramentos com gênero cantiga. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 13, p. 88-106, 2020. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020459. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2020459

CASTRO, Marcelo Macedo Correa; AMORIM, Rejane; CERDAS, Luciene. O conceito de Letramento e as práticas de alfabetização. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 251-270, 2018. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16691. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16691

CERDAS, Luciene. Alfabetizar é mais que ensinar um código: discurso e autoria no ensino da língua. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, p. 1-19, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240660. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248240660por

COSTA, Sonia Santana da; GODOY, João Paulo; MANHENTE, Wanessa. Alfabetização e letramento em uma perspectiva histórico-cultural. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 1, n. 3, p. 553–575, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv1n3a2017-6. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv1n3a2017-6

GONÇALVES, Angela Vidal. Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita. Revista Caderno Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 125-140, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622013000100008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622013000100008

GOULART, Cecilia Maria A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva na alfabetização. Revista Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 35-51, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200004. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200004

GOULART, Cecília Maria A; GONÇALVES, Angela Vidal. Alfabetização: linguagem e vida, uma perspectiva discursiva. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 14, p. 48-61, 2021. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2021527. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2021527

GRUPO NOVA LONDRES. Uma pedagogia dos multiletramentos: projetando futuros sociais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 101–145, 2021. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578

KLEIMAM, Angela B. Letramento na contemporaneidade. Revista Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 72-91, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200006. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200006

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Contribuições teórico metodológicas para pesquisa sobre letramento na escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623699897. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623699897

MARSICO, Aline Mourão Domingues; VIEIRA, Maurício Aires. Pedagogia dos multiletramentos na educação integral. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 2, p. 37–56, 2016. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v2i02.231. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v2i02.231

MONTEIRO, Sara Morão; MORAES, Arthur Gomes; MONTUANI, Daniela Freitas Brito. Apresentação, alfabetização e letramento, perspectivas e análises do campo educacional. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-5, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698000036. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698000036

MOYA, Paula Tamyris; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo; LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Alfabetização e letramento: uma discussão sobre gêneros textuais digitais. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 1751–1768, 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64044. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64044

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de; SZUNDY, Paula Tatiane Carréra. Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. Revista Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 184-205, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200012

PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA. SBC Horizontes, Porto Alegre, 21 mar. 2023a. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-a-era-da-autoria-hibrida/. Acesso em: 20 ago. 2023.

PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT é realmente inteligente?. SBC Horizontes, Porto Alegre, 17 mar. 2023b. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-e-realmente-inteligente/. Acesso em: 20 ago. 2023.

PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT substituirá professoras e professores?. SBC Horizontes, Porto Alegre, 10 mar. 2023c. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-substituira-professoras-e-professores. Acesso em: 20 ago. 2023.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: concepções epistêmico-didático-pedagógicas dos usos na educação. SBC Horizontes, Porto Alegre, 6 jun. 2023a. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/06/chatgpt-concepcoes/. Acesso em: 20 ago. 2023.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe; CHATGPT-4, OpenAI. ChatGPT: potencialidades e riscos para a Educação. SBC Horizontes, Porto Alegre, 8 maio 2023b. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/05/chatgpt-potencialidades-e-riscos-para-a-educacao/. Acesso em: 20 ago. 2023.

PREZENSZKY, Bruno Cortegoso; MELLO, Roseli Rodrigues. Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 63, p. 1569-1595, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v19n63/1981-416X-rde-19-63-1569.pdf. Acesso em: 26 out. de 2023. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO01

ROCHA, Célia Aparecida. Gêneros discursivos, sequência didática e multiletramentos na pesquisa crítica colaborativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, p. 1-5, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469842173 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469842173

ROJO, Roxane; KARLOS-GOMES, Geam; SILVA, Ana Maria dos Santos Honorato da. Multiletramentos na escola: uma entrevista com Roxane Rojo. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1998/866. Acesso em: 29 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1998

SILVA, Obdália Santana Ferraz; ANECLETO, Úrsula Cunha; SANTOS, Sirlaine Pereira Nascimento. Educação, formação docente e multiletramentos articulando projetos de pesquisa-formação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147221083. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147221083

SILVA, Obdália Santana Ferraz; SANTOS, Sirlaine Pereira Nascimento. Ações pedagógicas em contextos de multiletramentos digitais: desafios ao docente dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 5, p. 304–330, 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p304. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p304

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

TERRA, Márcia Regina. Letramento & letramentos: uma perspectiva sociocultural dos usos da escrita. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 29, n. 1, p. 29-58, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502013000100002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502013000100002

VERGNA, Maria Aparecida. Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de usos de artefatos digitais. Revista Texto Livre, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24366. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24366

VICENTINI, Luiza; ZANARDI, Juliene Kely. Entrevista com Roxane Rojo, professora do departamento de linguística aplicada da UNICAMP. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 14, n. 21, p. 329-339, 2015. Disponível em: https://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num21/entrevista/Palimpsesto21entrevista01.pdf.Acesso em: 26 dez. 2022.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Luciana da Silva Santos; CARVALHO, Felipe. Multiletramentos no Ensino Fundamental. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 739–763, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p739. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49729. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.