A atividade educativa na perspectiva da teoria marxista: Marx, Lukács e Mészáros
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p1083Palavras-chave:
Atividade educativa, Teoria marxista, Emancipação humanaResumo
No presente texto, objetivamos realizar algumas reflexões sobre a atividade educativa na perspectiva da teoria marxista, tendo por base, principalmente, as reflexões realizadas por Karl Marx, György Lukács e István Mészáros. Dessa forma, discutiremos sobre as determinações essenciais da atividade do trabalho e sobre a atividade educativa em sentido amplo e estrito e suas relações com a atividade educativa na perspectiva marxista. A questão essencial, em nossa compreensão, fundamentada na teoria marxista, está relacionada com a finalidade desta atividade, como é compreendida e qual a sua função no processo de reprodução do ser social. Consideramos que a atividade educativa, que tenha por fundamento a teoria marxista, deve ter como objetivo central, a emancipação do trabalho, ou seja, a emancipação humana.
Downloads
Referências
BERTOLDO, Edna. Trabalho e educação no Brasil: da centralidade do trabalho à centralidade da política. Maceió: EDUFAL, 2009.
LIMA, Marteana Ferreira de; JIMENEZ, Susana Vasconcelos. O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 73-94, ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000200005.
LUKÁCS, George. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.
LUKÁCS, George. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
LUKÁCS, George. Prolegônomos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010.
MACENO, Talvanes Eugênio. Educação e reprodução social: a perspectiva da crítica marxista. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013. v. 1.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. Petrópolis: Vozes, 1996.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2016.
MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Maceió: EDUFAL, 2013.
TONET, Ivo. Educação e ontologia marxiana. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2009. Disponível em: https://ivotonet.xp3.biz/arquivos/EDUCACAO_E_ONTOLOGIA_MARXIANA.pdf. Acesso em: 1 jan. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Osmar Martins de Souza, Ruth Maria de Paula Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.