A atividade educativa na perspectiva da teoria marxista: Marx, Lukács e Mészáros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p1083

Palavras-chave:

Atividade educativa, Teoria marxista, Emancipação humana

Resumo

No presente texto, objetivamos realizar algumas reflexões sobre a atividade educativa na perspectiva da teoria marxista, tendo por base, principalmente, as reflexões realizadas por Karl Marx, György Lukács e István Mészáros. Dessa forma, discutiremos sobre as determinações essenciais da atividade do trabalho e sobre a atividade educativa em sentido amplo e estrito e suas relações com a atividade educativa na perspectiva marxista.  A questão essencial, em nossa compreensão, fundamentada na teoria marxista, está relacionada com a finalidade desta atividade, como é compreendida e qual a sua função no processo de reprodução do ser social. Consideramos que a atividade educativa, que tenha por fundamento a teoria marxista, deve ter como objetivo central, a emancipação do trabalho, ou seja, a emancipação humana.

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Biografia do Autor

Osmar Martins de Souza, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, na Linha de Marxismo, Educação e Lutas de Classes e Professor do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão – PR. Endereço eletrônico: prof.osmarunespar@gmail.com.

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora no Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UECE. Fortaleza - Ceará - Brasil. Endereço eletrônico: ruthm.goncalves@uece.br. 

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

SOUZA, Osmar Martins de; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula. A atividade educativa na perspectiva da teoria marxista: Marx, Lukács e Mészáros. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 4, p. 1083–1100, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n4p1083. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50769. Acesso em: 18 dez. 2024.

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