Educação do campo e agroecologia: caminhos para uma prática social
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p1122Palavras-chave:
Agroecologia, Educação do campo, TrabalhoResumo
A Educação do Campo enquanto movimento político se materializa na da luta dos trabalhadores do campo por um novo modo de vida, cuja Agroecologia é tomada como práxis de formação humana, transformação social e novo paradigma de produção. O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre Educação do Campo e a Agroecologia enquanto prática social, tendo como eixo de análise a dimensão formativa do trabalho. O estudo foi produzido a partir de análise materialista dialética que compreende a educação como um produto histórico-social, que não desvincula as particularidades do universal e nem do modo de produção que a forjou. Como maneira de resistir ao processo de expropriação e alienação promovido pelo capitalismo, os movimentos sociais resistiram e seguem construindo práticas educativas em prol de uma educação libertadora e emancipatória. Atinente à relação entre Educação do Campo e Agroecologia observamos as práticas educativas com intencionalidade, comprometidas com a vida social e que não se baseiam no produtivismo alienador do capital, mas valorizam o trabalho social vivo como produto humano e coletivo.
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Referências
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