Educação do campo e agroecologia: caminhos para uma prática social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p1122

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação do campo, Trabalho

Resumo

A Educação do Campo enquanto movimento político se materializa na da luta dos trabalhadores do campo por um novo modo de vida, cuja Agroecologia é tomada como práxis de formação humana, transformação social e novo paradigma de produção. O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre Educação do Campo e a Agroecologia enquanto prática social, tendo como eixo de análise a dimensão formativa do trabalho. O estudo foi produzido a partir de análise materialista dialética que compreende a educação como um produto histórico-social, que não desvincula as particularidades do universal e nem do modo de produção que a forjou. Como maneira de resistir ao processo de expropriação e alienação promovido pelo capitalismo, os movimentos sociais resistiram e seguem construindo práticas educativas em prol de uma educação libertadora e emancipatória. Atinente à relação entre Educação do Campo e Agroecologia observamos as práticas educativas com intencionalidade, comprometidas com a vida social e que não se baseiam no produtivismo alienador do capital, mas valorizam o trabalho social vivo como produto humano e coletivo.

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Biografia do Autor

Saul Lomba Bulhosa Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Educação Científica Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Integra o grupo de pesquisa em Agroecologia e Educação das Relações Étnico-raciais. Endereço eletrônico: lombasaul1@gmail.com. 

Ana Paula Inácio Diório, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordena o grupo de pesquisa em Agroecologia e Educação das Relações Étnico-raciais. Endereço eletrônico: anapaula.diorio@ufrb.edu.br. 

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Saul Lomba Bulhosa; DIÓRIO, Ana Paula Inácio. Educação do campo e agroecologia: caminhos para uma prática social. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 4, p. 1122–1140, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n4p1122. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50878. Acesso em: 18 dez. 2024.

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