Formação para a docência e saberes vivenciados no Programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51814Palavras-chave:
Programa de residência pedagógica, Formação inicial docente, Vivências da docênciaResumo
Ao considerar a formação docente como um processo dinâmico e contínuo, entende-se que a integração das ações formativas entre universidade e educação básica consiste em fator determinante nesse processo. Diante disso, o artigo objetiva analisar as ações formativas realizadas a partir das versões de 2018-2020, 2020-2022, 2022-2024 do Programa de Residência Pedagógica (PRP) integrado ao curso de Pedagogia de uma Universidade do Sul de Minas Gerais. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com os residentes que atuaram nas respectivas versões do programa. Busca-se a fundamentação teórica nas proposições de André et al. (2016), Gatti (2016), Nóvoa (1992, 2009, 2017), Pimenta (2012), Tardif (2000), que discutem sobre o processo de formação de professores, em interlocução com outros autores. As ações formativas desenvolvidas no âmbito do PRP viabilizaram a atuação dos professores iniciantes, desencadeando reflexões como: o fortalecimento entre a teoria e a prática profissional docente; a interação entre universidade e educação básica; a repercussão de uma formação inicial com base na colaboração. A partir da análise realizada as ações formativas desenvolvidas foram classificadas como: ação de observação; ação de intervenção e reflexão sobre a ação.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli et al. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016. 287 p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2010. 288 p.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARBOSA, Danieli.; DUTRA, Nicoly. Residência pedagógica na formação de professores: uma história de avanços e resistências. Revista Gepes Vida, São José, v. 5, n. 12, p. 137-160, 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 abr. 2020.
BRASIL. Projeto de Lei do Senado n° 227, de 2007. Acrescenta dispositivos à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para instituir a residência educacional a professores da educação básica. Brasília: Senado Federal, 2007. Disponível em: https://tinyurl.com/27s4rhy8. Acesso em: 27 abr. 2019
BRASIL. Projeto de Lei do Senado n° 284, de 2012. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a residência pedagógica para os professores da educação básica. Brasília: Senado Federal, 2012. Disponível em: https://tinyurl.com/2c577pme. Acesso em: 28 abr. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Brasília: CAPES, 2018. p. 1-2. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/01032018- portaria-n-38-de-28-02-2018-residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 25 maio2019.
CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. A cidade de São Paulo será piloto do Programa de Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/36-noticias/8633-a-cidade-desao-paulo sera-piloto-do-programa-de-residencia-pedagogica. Acesso em: 1maio 2019.
FARIA, Juliana Batista. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa[manuscrito]: experiências de formação de sujeitos em imersão docente. 2018. 385 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 20 abr. 2019.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GATTI, Bernardete Angelina. A. Professores, escolas e contemporaneidade. In: ANDRÉ, Marli. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016. p. 35-48.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 49, p. 705-726, jul./set. 2016. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4969 Acesso em: 20 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO03
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Leitura, leitura literária e ensino: representações década de 1980. Lavras: Editora Ufla, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/handle/1/58685 Acesso em: 20 jan. 2025.
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; RAMOS, Iduméa; CABRAL, Giovanna. Formação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras? Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 45, p. e58717, 2023. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2178-52012023000100215&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 20 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.58717
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LEAL, Carolina de Castro Nadaf; GONÇALVES, Helenice Maia. Residência pedagógica: representações sociais de formação continuada.2016. 220 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:https://portal.estacio.br/media/5734/tese-carolina-de-castro-nadafvers%C3%A3o-final-2016.pdf. Acesso em: 22 nov. 2019.
NÓVOA, Antonio (coord.). Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.
NÓVOA, Antonio. Firmar a profissão com o professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843
NÓVOA, Antonio. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista Educación, Madrid, n. 350, 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia, ciência da educação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA, Silvania Lúcia de Araújo. O programa Residência Pedagógica: novas configurações e itinerários formativos para o curso de pedagogia? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1., 2018, Recife. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2018. v.1, p. 1-12.
SILVA, Joselma. Entre a teoria e a prática na formação inicial de professores: contribuições do programa residência pedagógica. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
SILVESTRE, Magali Aparecida. Práticas de estágios no programa de residência pedagógica da UNIFESP/ Guarulhos. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.p. 157-164.
SOUSA, Waleska de Fátima; GOULART, Ilsa; CABRAL, Giovanna Rodrigues. O programa de Residência Pedagógica na formação inicial de licenciandos em Pedagogia. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 33, n. 66, p. e05, 2023. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15878
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Daniellle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho do magistério. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73. p. 209-244, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.BR/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302000000400013&Ing=nrm=isso. Acesso em: 12 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-23, jan./abr. 2000.
UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Prograd -Pró-Reitoria de Graduação. Edital nº 11/2018/PRG/UFLA - Residência Pedagógica (Seleção de Preceptores). Lavras: Lavras: UFLA, 2018. Disponível em: http://prg.ufla.br/editais/editais-2/residencia-pedagogica/813-editaln-11-2018-prg-ufla-residencia-pedagogica-selecao-de-preceptores. Acesso em: 18 jul. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joselma Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.