Formação para a docência e saberes vivenciados no Programa de Residência Pedagógica

Autores

  • Joselma Silva Escola Municipal Paulo Menicucci
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51814

Palavras-chave:

Programa de residência pedagógica, Formação inicial docente, Vivências da docência

Resumo

Ao considerar a formação docente como um processo dinâmico e contínuo, entende-se que a integração das ações formativas entre universidade e educação básica consiste em fator determinante nesse processo. Diante disso, o artigo objetiva analisar as ações formativas realizadas a partir das versões de 2018-2020, 2020-2022, 2022-2024 do Programa de Residência Pedagógica (PRP) integrado ao curso de Pedagogia de uma Universidade do Sul de Minas Gerais. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com os residentes que atuaram nas respectivas versões do programa. Busca-se a fundamentação teórica nas proposições de André et al. (2016), Gatti (2016), Nóvoa (1992, 2009, 2017), Pimenta (2012), Tardif (2000), que discutem sobre o processo de formação de professores, em interlocução com outros autores. As ações formativas desenvolvidas no âmbito do PRP viabilizaram a atuação dos professores iniciantes, desencadeando reflexões como: o fortalecimento entre a teoria e a prática profissional docente; a interação entre universidade e educação básica; a repercussão de uma formação inicial com base na colaboração. A partir da análise realizada as ações formativas desenvolvidas foram classificadas como: ação de observação; ação de intervenção e reflexão sobre a ação.

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Biografia do Autor

Joselma Silva, Escola Municipal Paulo Menicucci

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Professora na Rede Municipal de Lavras. Lavras - Minas Gerais, Brasil. Endereço eletrônico: joselma.jc@hotmail.com.

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Lavras - Minas Gerais, Brasil. Endereço eletrônico: ilsa.vieira@uol.com.br.

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Publicado

18-02-2025

Como Citar

SILVA, Joselma; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Formação para a docência e saberes vivenciados no Programa de Residência Pedagógica. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.51814. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51814. Acesso em: 17 abr. 2025.