A bioética e o processo de ensino-aprendizagem na Pedagogia Construtivista
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.50599Palavras-chave:
Construtivismo, Ética e bioética, Educação, PedagogiaResumo
Este artigo examina a interseção entre ética, bioética e pedagogia construtivista em um contexto de crescente atenção às questões de dignidade humana e formação integral. Destaca a relevância da bioética no campo educacional, evidenciando como seus princípios podem ser aplicados para promover o desenvolvimento ético e intelectual dos estudantes. A pedagogia construtivista é apresentada como uma abordagem que valoriza a autonomia, o pensamento crítico e a interação social, alinhando-se aos fundamentos da bioética. Também são discutidas as responsabilidades dos educadores ao lidar com desafios éticos, como equilibrar valores diversos e promover um ambiente inclusivo. Por fim, propõe-se integrar a bioética ao ensino-aprendizagem para fomentar práticas educacionais mais reflexivas e éticas, assegurando o respeito à dignidade humana e fortalecendo o desenvolvimento moral e intelectual dos alunos.
Downloads
Referências
ANPEd - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Parecer da ANPEd sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 2, p. 85-92, 1996.
ARGENTO, Heloisa. Teoria construtivista. [S. l.]: Robertexto, 2008. Disponível em: http://www.robertexto.com/archivo5/teoria_construtivista.htm/. Acesso em: 1 de fev. 2024.
ARIAS, José O. Cardentey; YERA, Armando Pérez. O que é a pedagogia construtivista? Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 5, n. 8, p. 11- 72, jul./dez.1996. DOI 10.29286/rep.v5i8.360
AZANHA, José Mário Pires. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Autonomia da Escola. International Studies on Law and Education, São Paulo, v. 3, p. 23-32, 2001.
AZEVEDO, Fábio Emanoel Félix. Algumas contribuições de Vygotsky para o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa-PNAIC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letra) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18302. Acesso em: 17 maio 2024.
BECKER, Fernando. O que é Construtivismo? Revista de Educação AEC, São Paulo, ano 21, n. 23, 1992.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, 1971.
CARRARO, Patrícia Rossi; ANDRADE, Antônio dos Santos. Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 261-268, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000200008 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000200008
CARRETERO, Mario. Construir e Ensinar as Ciências Sociais/hist. São Paulo: Artmed, 1997.
CASTRO, Rafael Fonseca de.; TEIXEIRA,Kétila. Batista da Silva. O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (2004-2010). Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-31, 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60324 DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60324
CHAKUR, Cilene Ribeiro Sá Leite. O construtivismo e seus desvios: da política educacional ao professor. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., 2006, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT20-1689--Int.pdf.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
COLE, Michael; SCRIBNER, Sylvia. [Introdução]. In: VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1991. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3317710/mod_resource/content/2/A%20formacao%20social%20da%20mente.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024
CONTI, Paulo. Henrique Burg. SOUZA, Paulo Vinícius Sporleder. Bioética e seus paradigmas teóricos. Revista Bioética, Brasília, v. 29, n. 4, p. 716-726, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422021294505 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422021294505
DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-moderna da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2001.
FERNÁNDEZ, Alicia. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
FOSSILE, Dieysa K. Construtivismo versus sociointeracionismo: uma introdução às teorias cognitivas. Revista Alpha, Patos de Minas, n. 11, p. 105-117, 2010. Disponível em: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/4713/2434. Acesso em: 23 abr. 2024.
FRANÇA, Marileide Gonçalves. O trabalho do professor de educação especial nas complexas tramas políticas e sociais da inclusão escolar.In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPEd, 2010. p. 1-5. Disponível em: http://www.33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/P%C3%B4steres%20em%20PDF/GT15-6386--Int.pdf . Acesso em: 23 abr. 2024.
FRANCO, S. R. K. Construtivismo e Educação: um encontro importante e necessário. ReVista, [s. l.], ano 1, n. 1, dez. 1993.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (1998-2003). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 109-138, 2024 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100007 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100007
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.
GUILLÉN, Diego Gracia. Fundamentación y enseñanza de la bioética. Bogotá: El Búho, 1998.
JUNQUEIRA, Cilene Rennó. Consentimento nas relações assistenciais. In: RAMOS, D. L. P. Bioética e ética profissional. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2007. p. 32
LEONE, Salvino.; PRIVITERA, Salvatore.; CUNHA, Joerge Teixeira da. (coord.). Dicionário de bioética. Aparecida: Editorial Perpétuo Socorro: Santuário, 2001.
MACEDO, Lino. Ensaios construtivistas. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Os Parâmetros Curriculares Nacionais em questão. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 9-22, 1996.
NISKIER, Arnaldo. Filosofia da Educação: uma visão crítica. Rio de Janeiro: Consultor, 1992.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Tradução de M. M. S. Penna. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa.; MARQUES, Maria de Fátima Cardoso.; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. Ética na formação profissional-uma reflexão. Esc Anna Nery R Enferm, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 116 – 120, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452006000100015 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452006000100015
PRESTES, Zoia R.; TUNES, Elizabeth. A trajetória de obras de Vigotski: um longo percurso até os originais. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, n. 29, v. 3, p. 327-340, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000300003 . Acesso em: 10 ago. 2024 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000300003
SANTOS, Antônio Carlos. dos.Variações conceituais entre a ética e a moral. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 22, n. 2, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/fsu.2021.222.07 DOI: https://doi.org/10.4013/fsu.2021.222.07
SOUSA, Antônia Nádila Angelo de. OLIVEIRA, Taís Alves de; BRANDÃO, Israel Rocha Brandão. Contribuições da teoria de vygotsky para a educação e suas implicações na prática afetiva. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59687 . Acesso em: 29 set. 2024.
THOFEHRN, Maira Buss; LEOPARDI, Maria Tereza. Construtivismo sócio-histórico de Vygotsky e a enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59. N. 5, p. 694-698, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000500019 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000500019
VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1999.
VISCA, J. Clínica Psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artmed, 1987.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jucicleia Santos Silva, Carlos Alexandre Molina Nociolli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.