A bioética e o processo de ensino-aprendizagem na Pedagogia Construtivista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.50599

Palavras-chave:

Construtivismo, Ética e bioética, Educação, Pedagogia

Resumo

Este artigo examina a interseção entre ética, bioética e pedagogia construtivista em um contexto de crescente atenção às questões de dignidade humana e formação integral. Destaca a relevância da bioética no campo educacional, evidenciando como seus princípios podem ser aplicados para promover o desenvolvimento ético e intelectual dos estudantes. A pedagogia construtivista é apresentada como uma abordagem que valoriza a autonomia, o pensamento crítico e a interação social, alinhando-se aos fundamentos da bioética. Também são discutidas as responsabilidades dos educadores ao lidar com desafios éticos, como equilibrar valores diversos e promover um ambiente inclusivo. Por fim, propõe-se integrar a bioética ao ensino-aprendizagem para fomentar práticas educacionais mais reflexivas e éticas, assegurando o respeito à dignidade humana e fortalecendo o desenvolvimento moral e intelectual dos alunos.

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Biografia do Autor

Jucicleia Santos Silva, Instituto Federal do Sul de Minas

Professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Pós-graduanda em Bioética. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.  Muzambinho, Minas Gerais, Brasil. Endereço eletrônico: sjucicleia32@gmail.com

Carlos Alexandre Molina Nociolli, Instituto Federal do Sul de Minas

Pós-doc em Ciência da Informação e Comunicação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, na linha de pesquisa Tecnologias, Corpo e Cultura, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). E-mail: carlos.noccioli@ufv.br

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Publicado

03-02-2025

Como Citar

SILVA, Jucicleia Santos; NOCIOLLI, Carlos Alexandre Molina. A bioética e o processo de ensino-aprendizagem na Pedagogia Construtivista. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.50599. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50599. Acesso em: 25 dez. 2025.