Atribuição docente e controle do ofício de professoras primárias rurais sob a ótica de Foucault (Londrina, PR, 1961-1969)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51055Palavras-chave:
História da educação, Educação rural, Formação de professores em serviço, Autonomia docente, Ensino primárioResumo
O estudo tem como objetivo conhecer as atribuições docentes e os mecanismos de controle do ofício de professoras primárias rurais de Londrina entre 1961 e 1969, sob a ótica de Michel Foucault (2014). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que articula as contribuições da produção historiográfica e toma como fonte documental as atas de reuniões pedagógicas e extraordinárias do Departamento de Educação do município de Londrina com o professorado da época. Conclui-se que as vocacionadas, missionárias e abnegadas professoras primárias leigas, palavras que as adjetivavam, era esperado que tivessem boa vontade, fossem conscientes de seus deveres e se sujeitassem às normas do departamento. Nos anos 1960, inúmeros trabalhos compunham o rol de atribuições docentes para além do estritamente pedagógico. À luz de Foucault, a pesquisa aponta a disciplina, o controle da atividade, a vigilância hierárquica e as sanções normalizadoras como mecanismos para forjar a professora desejada e controlar seu ofício. Todavia, o estudo considera que a insistência e a constância do controle indicam a correlação de forças, a contraconduta, a indisciplina e a resistência do professorado primário rural londrinense na década de 1960.
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