Educação rural em Londrina: cotidiano e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n1p52Palabras clave:
Educação rural, Memória, CidadaniaResumen
Após ressaltar certas especificidades das escolas rurais isoladas na realidade londrinense, o presente artigo enfatiza a análise do cotidiano escolar-rural através das memórias de professores, pais de alunos, ex-alunos. O aprofundamento das relações capitalistas engendra o esvaziamento do campo e a conseqüente agonia das escolas isoladas. A política de nucleação dessas escolas, desenvolvida, em Londrina, pela Secretaria Municipal de Educação, simboliza a modernização do modo de ensinar tipicamente rural, entretanto, tal proposta encontrou certas resistências, especialmente em comunidades compostas por pequenos produtores. Essa resistência, mediada pela memória, é tomada como elemento chave para ressignificar a própria escola, a identidade e a coesão social, reafirmando o pertencimento ao mundo rural. Registrar essas manifestações de resistência e o processo de construção da cidadania, através da escola rural isolada, é o objetivo mais preciso deste artigo.Descargas
Citas
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
DAVIS, C.; GATTI, B. A. A Dinâmica da Sala de Aula na Escola Rural. In: THERRIEN; J., DAMASCENO, M.N; DAVIS, C.; GATTI, B. A. (coord.) Educação e a escola no campo. Campinas: Papiros, 1993.
ESCOLAS Rurais a Caminhos do Fim. Folha de Londrina. Londrina, p. 5, 18 set. 1993. Folha Rural.
ESPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1989.
IANNI, Otávio. A Sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
MARTINS, J. de S. Educação e Cultura nas Lutas do Campo: Reflexões sobre uma Pedagogia do Conflito. In: Sociedade Civil e Educação  Coletânea CBE. São Paulo: Papirus, 1992.
SEVERINO, A.J. A Escola e a Construção da Cidadania. In: Sociedade Civil e Educação ÂColetânea CBE. São Paulo: Papirus, 1992.
SLHESSARENKO, Serys M. Escola e a Construção da Cidadania: novas concepções e novas alternativas. In: Sociedade Civil e Educação Coletânea CBE. São Paulo: Papiros, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1996 Maria Regina Clivati Capelo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























