Educação rural em Londrina: cotidiano e cidadania

Autores

  • Maria Regina Clivati Capelo Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n1p52

Palavras-chave:

Educação rural, Memória, Cidadania

Resumo

Após ressaltar certas especificidades das escolas rurais isoladas na realidade londrinense, o presente artigo enfatiza a análise do cotidiano escolar-rural através das memórias de professores, pais de alunos, ex-alunos. O aprofundamento das relações capitalistas engendra o esvaziamento do campo e a conseqüente agonia das escolas isoladas. A política de nucleação dessas escolas, desenvolvida, em Londrina, pela Secretaria Municipal de Educação, simboliza a modernização do modo de ensinar tipicamente rural, entretanto, tal proposta encontrou certas resistências, especialmente em comunidades compostas por pequenos produtores. Essa resistência, mediada pela memória, é tomada como elemento chave para ressignificar a própria escola, a identidade e a coesão social, reafirmando o pertencimento ao mundo rural. Registrar essas manifestações de resistência e o processo de construção da cidadania, através da escola rural isolada, é o objetivo mais preciso deste artigo.

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Biografia do Autor

Maria Regina Clivati Capelo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação Sociedade e Cultura pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. 

Referências

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Publicado

1996-06-16

Como Citar

CAPELO, M. R. C. Educação rural em Londrina: cotidiano e cidadania. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 1, n. 1, p. 52–59, 1996. DOI: 10.5433/2176-6665.1996v1n1p52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9397. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos