Educação rural em Londrina: cotidiano e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n1p52Palavras-chave:
Educação rural, Memória, CidadaniaResumo
Após ressaltar certas especificidades das escolas rurais isoladas na realidade londrinense, o presente artigo enfatiza a análise do cotidiano escolar-rural através das memórias de professores, pais de alunos, ex-alunos. O aprofundamento das relações capitalistas engendra o esvaziamento do campo e a conseqüente agonia das escolas isoladas. A política de nucleação dessas escolas, desenvolvida, em Londrina, pela Secretaria Municipal de Educação, simboliza a modernização do modo de ensinar tipicamente rural, entretanto, tal proposta encontrou certas resistências, especialmente em comunidades compostas por pequenos produtores. Essa resistência, mediada pela memória, é tomada como elemento chave para ressignificar a própria escola, a identidade e a coesão social, reafirmando o pertencimento ao mundo rural. Registrar essas manifestações de resistência e o processo de construção da cidadania, através da escola rural isolada, é o objetivo mais preciso deste artigo.Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
DAVIS, C.; GATTI, B. A. A Dinâmica da Sala de Aula na Escola Rural. In: THERRIEN; J., DAMASCENO, M.N; DAVIS, C.; GATTI, B. A. (coord.) Educação e a escola no campo. Campinas: Papiros, 1993.
ESCOLAS Rurais a Caminhos do Fim. Folha de Londrina. Londrina, p. 5, 18 set. 1993. Folha Rural.
ESPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1989.
IANNI, Otávio. A Sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
MARTINS, J. de S. Educação e Cultura nas Lutas do Campo: Reflexões sobre uma Pedagogia do Conflito. In: Sociedade Civil e Educação Coletânea CBE. São Paulo: Papirus, 1992.
SEVERINO, A.J. A Escola e a Construção da Cidadania. In: Sociedade Civil e Educação Coletânea CBE. São Paulo: Papirus, 1992.
SLHESSARENKO, Serys M. Escola e a Construção da Cidadania: novas concepções e novas alternativas. In: Sociedade Civil e Educação Coletânea CBE. São Paulo: Papiros, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.