Foco e Escopo

Criada em 1996, e publicada sem interrupção desde então, a revista Mediações é atualmente um periódico que opera em fluxo contínuo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Estadual de Londrina (PPGSOC-UEL), e voltada para o debate sobre temas relevantes e/ou atuais das Ciências Sociais e Humanas (cobertura temática classificação da CAPES: 70000000 e 70200009).

Desde os seus primórdios, Mediações preserva a característica de ser um periódico em Ciências Sociais, cuidando para que as três áreas do conhecimento envolvidas nestes campos do saber – Antropologia, Ciência Política e Sociologia – estejam sempre adequadamente representadas, seja nos artigos publicados, seja em seu Corpo Editorial. Procura ainda observar tanto quanto possível princípios de justiça social (gênero, raça, etc) e de internacionalização. Mediações também zela pelo cumprimento da regra da não-endogenia: seu atual Regimento Interno prevê que um terço do/as editore/as de seção seja composto por pesquisadore/as da casa, e dois terços do/as têm, obrigatoriamente, de pertencer a outras IES brasileiras e/ou estrangeiras.

Mediações publica três dossiês temáticos ao ano, escolhidos por meio de chamada pública para organização de dossiês, divulgada amplamente dentro e fora do país. Cada dossiê publicado conta com um número fixo de artigos enviados a dossiês, com prazos definidos para o envio das submissões, anunciados com pelo menos seis meses de antecedência, além de uma seção livre de artigos e outra de resenhas, ambas com fluxo contínuo.

As contribuições a Mediações devem ser inéditas e podem ser enviadas em português, inglês e em espanhol. As avaliações são realizadas por pelo menos dois(duas) pareceristas ad hoc especialistas no tema. Em conformidade com os princípios da Ciência Aberta, Mediações faculta às autorias a submissão sem embargo de preprints; e a pareceristas a opção entre as modalidades Double-Blind Review e avaliação informada por pares.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação da CAPES: Áreas do conhecimento Ciências Humanas (70000000) e Sociologia (70200009).