Preceitos Éticos
Mediações é um periódico comprometido com os preceitos éticos da pesquisa e publicação de seus resultados. Subscreve os princípios e práticas previstas pelas Core Pratics (2017) do Comitê de Ética em Publicação Committee on Publication Ethics – COPE), por meio da adoção de diversos instrumentos de regulação e controle de boas práticas editoriais, exigindo de seus(suas) autore(a)s a inserção de documento que especifique a exata contribuição de cada parte, a disponibilização de dados e informações utilizadas, entre outros compromissos com a produção científica ética e de qualidade. A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos preceitos éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial.
Quando submetem artigos, o(a)s autore(a)s asseguram que sua pesquisa seguiu os preceitos éticos previstos para sua área de conhecimento, cumprindo todas as exigências requeridas pela legislação em vigor específica do país em que a pesquisa foi realizada. O envio do Documento Suplementar de Coautoria é obrigatório para artigos com mais de um(a) autor(a).
Cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa deverá ser anexada, sempre que pertinente, como documento suplementar no processo de submissão.
Em respeito às normas diretivas da conduta ética em publicação científica, Mediações subscreve e adota regras e procedimentos específicos que devem ser seguidos por todo(a)as aquele(a)s envolvidos no processo de submissão, avaliação, editoração e publicação de artigos no periódico:
a) são deveres do do(a) Editor(a)-Chefe e de Editore(a)s de Seção zelar pela estrita observação das regras previstas nas Modalidades, Processos e Políticas de Avaliação pelos Pares e demais políticas editoriais subscritas por Mediações, assegurar a justeza dos procedimentos avaliativos, encaminhar e mediar de maneira isenta e transparente eventuais conflitos entre as partes envolvidas, bem como cumprir de maneira adequada suas tarefas e atribuições previstas nos art.10°-art.13° do Regimento (2023) de Mediações;
b) são deveres do(a)s avaliadore(a)s, cujas decisões editoriais são soberanas em Mediações, a observação de todos as regras, normativas e procedimentos previstos na política editorial de Mediações e nas recomendações específicas aos(às) avaliadore(a)s, cumprir com os prazos e condições propostas pelo periódico, além de garantir a confidencialidade dos documentos analisados, a qualidade e idoneidade das pesquisas aprovadas para publicação;
c) são deveres do(a)s autore(a)s a observação de todos as regras, normativas e procedimentos previstos na política editorial de Mediações, o cumprimento das exigências éticas e documentais previstas pelo periódico (documentos suplementares, adequado preenchimento de dados e metadados, etc.), além da garantia da originalidade e ineditismo do manuscrito submetido.
Mediações é um periódico comprometido com a ética na publicação científica e com a integridade da pesquisa, e empenhando em promover a transparência, a responsabilidade e o respeito às normas éticas no ambiente acadêmico. Busca assegurar que as pesquisas sejam conduzidas de forma ética, honesta e transparente pelas autorias, evitando qualquer forma de plágio ou manipulação de dados, de modo a garantir a integridade científica. Para além dos Preceitos Éticos mais gerais com os quais Mediações está comprometida, nossa política procura estar em conformidade com as boas práticas e diretrizes éticas reconhecidas internacionalmente, incluindo as adotadas por SciELO.
Mediações considera o plágio e o autoplágio, a falsificação de dados (seja na forma de manipulação e/ou invenção de dados e resultados de pesquisa), a autoria falsa, o desvio do processo de revisão por pares (exercer influência indevida sobre o processo de revisão e publicação dos artigos), remoção de dados, citação intencionalmente enganosa e outras práticas antiéticas similares, que se enquadram no rol das más condutas científicas. Incentiva a denúncia de más condutas e encoraja àquele(a)s que tenham conhecimento de condutas antiéticas que entrem em contato com a equipe editorial, por meio do e-mail mediacoes@uel.br; garante ainda que todas as denúncias serão investigadas de maneira rigorosa e tratadas com a máxima confidencialidade.
Mediações também subscreve a publicação de erratas e correções: quando um erro substancial que comprometa a validade do artigo for detectado em um trabalho publicado pelo periódico, compromete-se a emitir uma errata para corrigir o registro científico. As autorias devem notificar o periódico imediatamente após a descoberta de qualquer erro que possa impactar a validade do trabalho. A errata será ser publicada de forma clara, com a devida descrição do erro e das correções realizadas.
Mediações reserva-se o direito de retratar artigos que não atendam aos padrões éticos e científicos aceitos e reconhecidos. As causas para a retratação incluem plágio e autoplágio, falsificação e/ou manipulação de dados ou resultados, manipulação de autoria, a violação de normas éticas, resultados inexatos, avaliação fraudulenta, conflitos de interesses, dados retirados ou não reproduzíveis, entre outras práticas que comprometam a integridade científica da publicação.