Sobre a Revista
Foco e Escopo
Criada em 1996, a revista Mediações é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Estadual de Londrina (PPGSOC-UEL), voltada para o debate sobre temas relevantes e/ou atuais das Ciências Sociais e de áreas afins.
Mediações dedica-se à missão de divulgar conteúdo científico de qualidade produzido por pesquisadore(a)s nacionais e estrangeiro(a)s, com o objetivo de fomentar e ampliar a produção de conhecimento, contribuindo seja para a inovação teórica e/ou metodológica, seja para o avanço de análises empíricas qualificadas na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas.
Mediações publica em cada número um dossiê temático, escolhido por meio de chamada pública para organização de dossiês, com prazos definidos para o envio das submissões, além de uma seção livre de artigos e uma de resenhas, ambas com fluxo contínuo.
As contribuições a Mediações devem ser inéditas e podem ser enviadas em português, inglês e em espanhol. As avaliações são realizadas por pelo menos dois(duas) pareceristas ad hoc especialistas no tema.
Cobertura temática codificada de acordo com a classificação da CAPES: Áreas do conhecimento Ciências Humanas (70000000) e Sociologia (70200009).
Ciência Aberta
Mediações oferece, desde os seus primórdios, em 1996, acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente ao público o resultado de pesquisas científicas avaliadas pelos pares, de modo a tanto fomentar o intercâmbio global de conhecimento científico quanto proporcionar maior democratização do conhecimento. Mediações adere, portanto, aos princípios básicos da produção científica de acesso aberto (Open Access), oferecendo em meio digital (licença Common Creative CC-BY) aos seus(sua) autore(a)s e usuário(a)s acesso público, gratuito e permanente a todos os volumes publicados; também, garante integralmente aos(às) seus (suas) autore(a)s os direitos autorais (copyright) do artigo, caracterizando-se assim como periódico do tipo Gold Open Access (Gold AO).Deste modo, subscrevendo os preceitos da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI), Mediações garante que autore(a)s e usuário(a)s possam ler, baixar, pesquisar, imprimir, copiar e/ou vincular os textos completos dos artigos publicados, ou ainda utilizá-los para outras finalidade legais, sem qualquer custo adicional para qualquer uma das partes e sem a necessidade de solicitar permissão prévia do(a) editor(a) ou do(a)s autore(a)s, desde que respeitados os termos da licença de uso Creative Commons adotada pelo periódico. Incentiva ainda que seus(suas) autore(a)s disponibilizem os materiais e bancos de dados utilizados nos manuscritos, de modo a divulgar e referenciar o material oriundo da pesquisa, bem como combater as más condutas relativas à fabricação e falsificação de dados.
Mediações faculta a autore(a)s e avaliadore(a)s a opção pela avaliação informada, além de comprometer-se com e incentivar a promoção dos Princípios FAIR (findable, accessible, interoperable, and reusable), bem como com a adoção dos Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) em todo o fluxo de comunicação científica, tal como previsto por normativa do SciELO (2022, p. 6) e da COPE (Committee on Publication Ethics – mecanismos e instrumentos por excelência de promoção da ciência aberta e suas práticas.
Ainda em concordância com as diretivas da ciência aberta, Mediações aceita e incentiva a submissão de artigos que tenham sido previamente publicados em servidores públicos de preprint (Scielo PrePrint, EmeRI, Advance – SAGE Pub e OSFPreprints – Center of Open Science).
No que diz respeito à acessibilidade, Mediações apresenta tema padrão do OJS que cumpre com a Declaração de Acessibilidade para o Tema Padrão do OJS 3.3+ e segue os princípios gerais para a criação de conteúdo acessível, alcançando bons níveis de legibilidade geral de seus textos e políticas editoriais em ferramentas como o aplicativo Hemingway, que ajuda a avaliar a complexidade de escrita. A equipe editorial da revista também realiza o preenchimento de metadados conforme o guia de boas práticas com metadados da Coalition Publica, de modo a contribuir para que aplicativos de software e tecnologias adaptativas forneçam aos usuários as principais informações sobre o documento publicado.
Modalidades, Processos e Políticas de Avaliação pelos Pares
Mediações opera com duas modalidades de avaliação: método Double-Blind Review e avaliação informada por pares, também conhecida como avaliação aberta. O método pelo qual o manuscrito será avaliado é escolhido pelo(a)s autore(a)as, que indicam no momento da submissão uma das duas modalidades praticadas pelo periódico e preenchem, no caso de opção pela avaliação informada, um formulário de avaliação específico, disponibilizado pelo SciELO. Do mesmo modo, pareceristas podem optar, ao assumir a avaliação do manuscrito em nosso sistema, pela avaliação informada ou Double-Blind. As duas opções, aberta ou cega, no entanto, seguem os mesmos trâmites e avaliativos, abaixo descritos, em conformidade com os princípios da ciência aberta.
Quando avaliadore(a)s opta(m) pela avaliação informada, seus nomes e ORCID também são identificados ao final do artigo publicado; caso o(a)s avaliadore(a)s optem pelo método Double-Blind, o(a) editore(a) de seção responsável pela tramitação e avaliação dos manuscritos (e seu ORCID) é identificado ao final do artigo publicado, de modo a garantir a transparência e fidúcia dos procedimentos adotados pelo periódico.
Por fim, Mediações garante a autore(a)s e avaliadore(a)s a opção de abertura de identidades na interação entre autore(a)s e respectivos parecerista(s) quando houver a demanda e anuência de todo(a)s.
Da “triagem”, ou da primeira avaliação dos manuscritos submetidos”:
Os manuscritos passam por duas etapas preliminares. Na primeira, antes de chegar aos(às) Editore(a)s de Seção, são verificados adequação aos critérios da revista (número de caracteres, de co-autore(a)s, titulação, regra da quarentena, etc), plágio e autoplágio, o uso de inteligência artificial generativa, foco e escopo. Na segunda etapa (chamada “triagem”), sob responsabilidade de um(a) Editor(a) de Seção, são verificados o ineditismo dos textos, a pertinência e seu enquadramento na política editorial e no perfil da revista. O tempo médio de preparação e triagem dos manuscritos até seu encaminhamento para o(a)s pareceristas é de cerca de 1 (um) mês.
O manuscrito deve ter um caráter analítico e uma estrutura concisa e coerente, de acordo com as normas habituais de artigo científico. Caso não atinja todos esses critérios, o manuscrito é recusado em primeira instância. Quando atende a esses critérios, o manuscrito é encaminhado para pareceristas ad hoc, que emitem pareceres de mérito (cf. Formulário de Parecer).
As avaliações são realizadas por pelo menos dois(duas) pareceristas ad hoc especialistas no tema. O tempo médio de avaliação das submissões é de 5 (cinco) meses e o de publicação dos artigos aprovados é de 8 (oito) meses. Maiores detalhes sobre as garantias de tramitação dos artigos asseguradas por Mediações podem ser encontrados em nossa Declaração de Privacidade.
Se aceitas pelo(a) editor(a) de seção, as submissões são encaminhadas a avaliadore(a)s. A análise de mérito é realizada por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc (método Double Blind Review), especialistas no tema, convidados por Mediações para emitirem seus pareceres (cf. Formulário de Parecer). Em caso de discordância entre os dois pareceres, solicita-se necessariamente uma terceira avaliação. Cabe ao(à) editor(a) de seção responsável pelo artigo a escolha dos pareceristas que avaliarão o manuscrito, bem como a comunicação da decisão editorial ao(à) autor(a). O artigo pode ser aceito sem necessidade de alterações, aceito desde que observadas as correções obrigatórias ou rejeitado.
No caso de o manuscrito ter sido aceito sem necessidade de alterações, cabe ao(à) editor(a) de seção: 1- encaminhar o manuscrito para o(a)s editore(a)s responsáveis.
No caso de o manuscrito ter sido aceito desde que observadas as correções obrigatórias, cabe também ao(à) editor(a) de seção:
1- verificar com o(a) autor(a) se ele(a) se dispõe a realizar tais correções, dentro de um prazo razoável estipulado pelo editor de seção;
2 -reencaminhar o manuscrito para o(a)s pareceristas, caso estes tenham optado no formulário de parecer por verificar se as alterações foram realizadas a contento; ou realizar essa verificação quando não há disponibilidade do(a)s pareceristas para tanto;
3 - informar o(a) autor(a) sobre a decisão final;
4 – em caso de aprovação, encaminhar o manuscrito para o(a)s editore(a)s responsáveis.
No caso de o manuscrito ter sido rejeitado, cabe ao(à) editor(a) de seção:
1- contatar o(a) autor(a), enviando os pareceres de recusa do artigo e
2- informar o(a)s editore(a)s responsáveis da recusa ocorrida, enviando, inclusive, os pareceres que atestam a decisão.
Periodicidade
Publicação quadrimestral
Mediações é um periódico quadrimestral, que opera com submissões e publicações em fluxo contínuo. As contribuições são publicadas à medida em que o ciclo avaliativo é encerrado e o processo de editoração de cada submissão termina. A data máxima para upload do volume completo é o término do quadrimestre de referência de cada volume: 30/04, 30/08 e 30/12 de cada ano.
Política de Acesso Livre
Além de abraçar os preceitos da Ciência Aberta (Open Science), Mediações oferece Acesso Aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente ao público o resultado de pesquisas científicas avaliadas pelos pares, de modo a tanto fomentar o intercâmbio global de conhecimento científico quanto proporcionar maior democratização do conhecimento. Mediações permite que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, ou use-os para qualquer outra finalidade legal. Também não cobra do(a)s autore(a)s nenhuma taxa ou encargos referentes ao processo de submissão, avaliação e edição. Para tanto, adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Para obter informações sobre os impactos do acesso livre sobre o incremento da leitura e citação de trabalhos científicos, consulte o sítio do Public Knowledge Project.
Sobre a Licença
Todos os trabalhos publicados na revista são licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. Esta licença permite o uso comercial.
Protocolo de interoperabilidade
A revista utiliza o protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting): https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/oai.
Indexadores e Bases de Dados
Base de dados e Diretórios:
- SciELO (em processo de implementação)
- RedALyC/AmeliCA
- Ulrich's Periodicals Directory
- Clase-UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México)
- DOI-CrossRef
- Portal de Periódicos da CAPES
- ROAD: Directory of Open Access Scholarly Resources
- SHERPA RoMEO
- ROR: Research Organization Registry
- Mir@bel
- ProQuest
- The Keepers
- Diadorim
- Miguilim
- OasisBR
- EZB
Indexadores:
- Sociological Abstracts
- Political Science Complete
- Worldwide Political Science Abstracts
- Social Science Abstracts
- MIAR:ICDS
- Google Scholar
- WebQualis
- Latindex (diretório e Catálogo 2.0)
- DOAJ- Directory of Open Acces Journal
- SocIndex
- Sumários.org
- PKP Index
- ERIH PLUS
Taxas
A Revista Mediações não cobra do(a)s autore(a)s nenhuma taxa ou contribuição financeira pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto que venha a ser publicado.
A revista segue o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Plágio
Copiar um estudo, ou parte dele, de outro(a) autor(a), de máquinas inteligentes generativas ou mesmo de publicação própria, constitui fraude inaceitável e desonestidade. Ideias e palavras próprias já publicadas e/ou de outro(a)s não devem ser utilizadas sem a identificação da fonte de informação.
Mediações condena o plágio acadêmico e adota práticas rigorosas de verificação: todas as submissões recebidas são rodadas no Ephorus e em outros programas, o que nos permite a detecção de plágio, de textos produzidos por inteligência artificial e também um controle estrito do autoplágio. O índice máximo de autocitação aceito por Mediações é de 5%.
Consideramos que é dever do(a)s autore(a)s observar as regras de boas práticas acadêmicas; para tanto, o(a)s autore(a)s têm de declarar, no momento da submissão, que elas foram obedecidas, bem como indicar seu uso quando for o caso.
Mediações é um periódico comprometido com as boas práticas acadêmicas na pesquisa e subscreve o Code of Conduc and Best Practice Guidelines for Journal Editors e demais diretivas do Committee on Publication Ethics (COPE).
Arquivamento
Mediações utiliza la Red de Preservación de PKP (PKP PN), que forma parte de la Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana (IBICT), encargada de preservar revistas del Open Journal System en el país. También utiliza, de forma alternativa, el sistema LOCKSS y CLOCKSS, que permite la creación y distribución de archivos permanentes entre las bibliotecas, con el fin de preservar y/o restaurar documentos. El periódico también se encuentra alojado en el Portal de Periódicos da UEL, e integra bases de datos como Sherpa/RoMEO, Diadorim, ROAD, entre otras. Está registrado en el portal del ISSN (https://portal.issn.org/resource/ISSN/2176-6665).
Preceitos Éticos
Mediações é um periódico comprometido com os preceitos éticos da pesquisa e publicação de seus resultados. Subscreve os princípios e práticas previstas pelas Core Pratics (2017) do Comitê de Ética em Publicação Committee on Publication Ethics – COPE), por meio da adoção de diversos instrumentos de regulação e controle de boas práticas editoriais, exigindo de seus(suas) autore(a)s a inserção de documento que especifique a exata contribuição de cada parte, a disponibilização de dados e informações utilizadas, entre outros compromissos com a produção científica ética e de qualidade. A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos preceitos éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial.
Quando submetem artigos, o(a)s autore(a)s asseguram que sua pesquisa seguiu os preceitos éticos previstos para sua área de conhecimento, cumprindo todas as exigências requeridas pela legislação em vigor específica do país em que a pesquisa foi realizada. O envio do Documento Suplementar de Coautoria é obrigatório para artigos com mais de um(a) autor(a).
Cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa deverá ser anexada, sempre que pertinente, como documento suplementar no processo de submissão.
Em respeito às normas diretivas da conduta ética em publicação científica, Mediações subscreve e adota regras e procedimentos específicos que devem ser seguidos por todo(a)as aquele(a)s envolvidos no processo de submissão, avaliação, editoração e publicação de artigos no periódico:
a) são deveres do do(a) Editor(a)-Chefe e de Editore(a)s de Seção zelar pela estrita observação das regras previstas nas Modalidades, Processos e Políticas de Avaliação pelos Pares e demais políticas editoriais subscritas por Mediações, assegurar a justeza dos procedimentos avaliativos, encaminhar e mediar de maneira isenta e transparente eventuais conflitos entre as partes envolvidas, bem como cumprir de maneira adequada suas tarefas e atribuições previstas nos art.10°-art.13° do Regimento (2023) de Mediações;
b) são deveres do(a)s avaliadore(a)s, cujas decisões editoriais são soberanas em Mediações, a observação de todos as regras, normativas e procedimentos previstos na política editorial de Mediações e nas recomendações específicas aos(às) avaliadore(a)s, cumprir com os prazos e condições propostas pelo periódico, além de garantir a confidencialidade dos documentos analisados, a qualidade e idoneidade das pesquisas aprovadas para publicação;
c) são deveres do(a)s autore(a)s a observação de todos as regras, normativas e procedimentos previstos na política editorial de Mediações, o cumprimento das exigências éticas e documentais previstas pelo periódico (documentos suplementares, adequado preenchimento de dados e metadados, etc.), além da garantia da originalidade e ineditismo do manuscrito submetido.
Documento Suplementar de Coautoria
Caso a submissão à revista conte com mais de um(a) autor(a), cada um(a) do(a)s autore(a)s que assinam o manuscrito submetido a Mediações tem de inserir no site, no momento da submissão, um Documento Suplementar de Coautoria, declarando:1) O título completo do manuscrito bem como o nome de todo(a)s o(a)s co-autore(a)s envolvidos na feitura do texto;
2) Sua identificação completa: nome, endereço para correspondência, cpf e nacionalidade;
3) Uma descrição de sua participação na elaboração do texto (deve especificar que partes da produção são de sua responsabilidade: a concepção da pesquisa, a coleta de dados, entrevistas e/ou outros materiais utilizados, o processamento do material, a análise e interpretação dos dados, etc). Caso o trabalho de redação tenha sido dividido por seções internas ao texto, indicar também que autor(a) redigiu qual(is) parte(s);
4) O(A) autor(a) deve declarar ainda que concorda integralmente com a versão submetida à revista pelo(a) primeiro(a) autor(a) e que assume total corresponsabilidade ética e científica em relação ao conteúdo do manuscrito;
5) As declarações devem ser assinadas (contendo cada uma necessariamente local, data e assinatura do(a) coautor(a)) e inseridas, separadamente e preferencialmente em formato PDF, como “Documento Suplementar" no site de Mediações, no momento da submissão; o(a)s autore(a)s são responsáveis por observar que esteja desmarcada a opção “Habilitar documento aos avaliadores”.
Caso os termos do Documento Suplementar de Coautoria não estejam de acordo com as indicações acima, a submissão será devolvida e arquivada.
Conflitos de Interesse
Conflitos de interesse podem ser de ordem pessoal, acadêmica, política, profissional, comercial, financeira, etc. Podem ocorrer quando autore(a)s, editore(a)s de seção ou pareceristas têm interesses que podem influenciar e/ou interferir na elaboração ou avaliação de manuscritos, devendo por isso ser declarados pelas partes envolvidas no processo editorial, quando estas detectam potenciais conflitos de interesse.
Para evitar tal problema, o(a)s pareceristas têm de declarar, no momento da aceitação da avaliação, a não existência de conflitos de interesse em relação ao manuscrito a ser avaliado, a qual inclui a não identificação prévia da autoria do manuscrito.
Autore(a)s, por sua vez, são responsáveis por reconhecer e expor potenciais conflitos de interesse que possam interferir no processo de avaliação cega por pares; têm também de identificar o apoio financeiro recebido bem como outras conexões pessoais ligadas à sua execução que possam afetar a boa condução dos procedimentos editoriais.
Estatística
Fontes de Apoio e Financiamento
Histórico do periódico
Criada em 1996, a revista Mediações é atualmente uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Destina-se à disseminação de conhecimentos pertinentes às áreas de conhecimento das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) e suas múltiplas interfaces.
Documentos e Regulamentos
Mediações é regida por Regimento específico, aprovado dentro da casa pelas instâncias competentes à qual encontra-se vinculada. Até 2023, o periódico esteve associado primariamente ao Departamento de Ciências Sociais do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina (CLCH-UEL), tal como previsto em seu Regimento Interno (2017), e secundariamente à Especialização em Ensino de Sociologia e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC).
A partir de maio de 2023, Mediações passou a estar vinculada de maneira primeira e imediata ao PPGSOC e ao Portal de Periódicos da UEL, tendo para tanto reformulado seu Regimento Interno (2023), bem como as normativas relativas à Política Editorial do Periódico nele previstas.
Edital de Chamada de Dossiês 2024 - (Português) (Espanhol) (Inglês)
Edital de Chamada de Dossiês 2022 - (Português) (Espanhol) - Resultado
Edital de Chamada de Dossiês 2020 - (Português) (Espanhol) - Resultado
Edital de Chamada de Dossiês 2019 - (Português) - Resultado
Edital de Chamada de Dossiês 2017 - (Português) - Resultado