Seções

Artigos em Fluxo Contínuo

Os artigos, acompanhados de título, resumo e palavras-chave (em português e em inglês), devem ter um volume mínimo de 40.000 caracteres (com espaços) e máximo de 60.000 caracteres (com espaços). O resumo, com o máximo de doze linhas, deverá definir com clareza o objeto da discussão. As palavras-chave deverão identificar de forma clara o objeto de estudo, o tema ou a área de concentração do artigo, devendo estar no limite entre 3 e 5.

Deverão ser observadas também as seguintes regras:

a) A titulação mínima do(a) autor(a) principal para submissão à Revista Mediações é a de Mestre.

 b) Só serão aceitos artigos com, no máximo, 3 (três) autore(a)s. É obrigatório que todo(a)s o(a)s envolvido(a)s na feitura do texto estejam registrados e cadastrados, desde o início da submissão, como autore(a)s. No caso de submissões com mais de um(a) autor(a), a(s) parte(s) redigida(s) por cada um(a) deve(m) ser devidamente identificadas em arquivo à parte, a ser adicionado no momento da submissão como  Documento Suplementar de Coautoria. Além disso, incentiva a utilização da taxonomia CRediT para representar informação sobre a contribuição individual dos autores.

 c) Autore(a)s que tenham publicado em Mediações terão de cumprir um interstício de dois anos para publicar novo artigo e de 18 meses a partir da data de publicação para fazer nova submissão.

 d) O texto deve ser redigido em conformidade com a norma culta da língua e com os padrões da ABNT NBR 6023. Caso se constate que não passou por revisão gramatical e ortográfica adequadas à linguagem científica douta, o manuscrito pode vir a ser recusado.

 e) A identificação de autoria do trabalho tem der ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word. A regra é obrigatória para ambas as modalidades de submisão adotadas por Mediações, avaliação duplo-cega e avaliação informada por pares.

 f) É obrigatório que o(a) autor(a) e/ou o(a)s (co)autore(a)s incluam seu(s) ORCID nos dados de identificação bem como os demais dados obrigatórios (nome completo, afiliação institucional completa, cidade, Estado, país, minicurrículo, link para o Lattes, fonte(s) de financiamento, possíveis conflitos de interesse).

 g) É de inteira responsabilidade do(a)s autore(a)s a observação das regras de boas práticas acadêmicas, em particular as de plágio e autoplágio, descritas nas instruções contidas na seção Plágio da Revista. O índice máximo de autocitação aceito por Mediações é de 5%.

 h) O(A)s autore(a)s devem assegurar que sua investigação seguiu os preceitos éticos e jurídicos previstos pelos documentos que normatizam a conduta ética na pesquisa envolvendo seres humanos e/ou animais em sua área de conhecimento, como indicado na seção Preceitos Éticos da Revista, cumprindo todas as exigências requeridas pela legislação em vigor específica do país em que a pesquisa foi realizada.

i) O(A)s Autore(a)s indicaram que desejam proceder à modalidade avaliação informada, tendo preenchido e anexado à sua submissão o formulário de avaliação específico, disponibilizado pelo SciELO . Está(ão) ciente(s) de que, caso essa operação não tenha sido realizada, a modalidade de avaliação será a duplo-cega

j) É obrigatório a autore(a)s cujos manuscritos estejam disponibilizados em repositórios preprint informar a Mediações, no momento da submissão, o link da localização virtual do artigo bem como seu DOI, os quais deverão ser inseridos na caixa ‘Comentários para o(a) Editor(a)’.

Findo o processo de submissão pelos(as) autores(as), passa-se à etapa de triagem do artigo, na qual o(a)s editore(a)s de seção fazem uma primeira avaliação do material, atentando principalmente para a aderência do artigo à linha editorial da revista. Após a triagem dos manuscritos, os textos são enviados aos pareceristas que darão três possíveis respostas quanto à publicação dos textos: o artigo pode ser aceito sem necessidade de alterações, aceito desde que observadas as correções obrigatórias ou rejeitado (cf. Formulário de Parecer).

Fazer uma nova submissão para a seção Artigos.

Dossiê

Mediações – Revista de Ciências Sociais é um periódico que trabalha com dossiês temáticos em sua composição. Qualquer pesquisador(a), seja interno(a) ou externo(a) ao Departamento de Ciências Sociais da UEL, pode propor uma ementa de dossiê à Revista, em conformidade com os Editais Públicos de Chamada de Dossiês, que são amplamente divulgados no site da Revista, dentre outros meios. A Comissão Editorial delibera, em reunião presencial, sobre a pertinência (e consequente aceite) ou não da proposta. Mediações prefere organizar dossiês temáticos que possam contemplar a interdisciplinaridade no interior das Ciências Sociais e, por este motivo, não encoraja propostas que tenham como tema a produção de um autor.

Uma vez aceita a proposta de dossiê, há dois caminhos a seguir: 1 - em se tratando de dossiê a ser organizado por professore(a)s externo(a)s à Comissão Editorial, um dos editores responsáveis assume a responsabilidade de acompanhar as decisões editoriais do(a)s organizadore(a)s do dossiê; 2 - em se tratando de dossiê cuja organização é realizada em parte por um dos membros da Comissão Editorial, o acompanhamento das decisões editoriais do(a)s organizadore(a)s fica a cargo deste mesmo membro.

É realizada uma chamada pública para a recepção dos artigos do dossiê, que tem prazo estipulado de envio (ao contrário do que ocorre com as outras contribuições, que podem ser realizadas em fluxo contínuo). No caso dos dossiês, há também a etapa de triagem do artigo, na qual o(a)s organizadore(a)s devem atentar principalmente para a aderência do artigo à temática do dossiê. Podemos afirmar que o processo seletivo dos artigos que irão compor o dossiê é ainda mais competitivo, pois há um limite máximo de contribuições que podem ser publicadas (nossos dossiês são compostos de 6 artigos, incluída a apresentação quando esta tiver o formato de artigo científico).

Após a triagem dos manuscritos, tal como ocorre com os artigos livres, os textos são enviados aos pareceristas que darão três possíveis respostas quanto à publicação dos textos, sendo elas as mesmas aplicadas aos artigos livres: o artigo pode ser aceito sem necessidade de alterações, aceito desde que observadas as correções obrigatórias ou rejeitado (cf. Formulário de Parecer). Maiores detalhes sobre a tramitação dos artigos podem ser encontrados em nossa Política de Privacidade.

Cabem aos(às) organizadore(a)s do dossiê as mesmas tarefas que são atribuídas aos(às) editore(a)s de seção na categoria “artigos livres”, de forma que ele(a)s informarão aos editores responsáveis, ao final do processo, quais são os artigos que irão compor o dossiê. Ademais, cabe aos(às) organizadore(a)s do dossiê: elaborar o texto de apresentação do dossiê; definir a sequência de artigos na composição final do dossiê; comunicar aos(às) autore(a)s cujos artigos não foram selecionados para compor o dossiê o arquivamento da sua submissão. 

Fazer uma nova submissão para a seção Dossiê.

Resenhas

Mediações aceita resenhas de livros  inéditos no Brasil publicados no exterior nos últimos cinco anos – não serão aceitas resenhas de coletâneas de artigos. Devem conter no mínimo 9.000 caracteres (com espaços) e no máximo 14.000 caracteres (com espaços). Os textos devem tanto apresentar as ideias centrais do(a)s autore(a)s, como as considerações críticas do(a) resenhista sobre o conteúdo do livro. A qualidade da obra resenhada, assim como da análise crítica realizada pelo autor são igualmente importantes e serão avaliadas pela comissão editorial. Como ocorre com outros periódicos de inegável importância nacional e internacional, as contribuições nas formas de resenhas, traduções e entrevistas passam por avaliação cega, em geral, avaliadas por um(a) editor(a) de seção.

Fazer uma nova submissão para a seção Resenhas.