Política de Repositório e Dados Abertos

Mediações solicita às autorias que, quando o artigo se apoia em ampla base de dados não comportada no corpo do texto, garantam o acesso aos metadados completos, descrevam as variáveis, metodologia de coleta e outras informações relevantes para a interpretação e reutilização dos dados por meio de hyperlinks no corpo do texto que conduzam o(a)s leitores(a)s a estas informações, tal qual indicado por SciELO. O link de acesso aos dados da pesquisa deve ser inserido ao final do artigo, a fim de que fique disponível ao público. Quando a disponibilização não for possível, será necessário discutir previamente com editoras de seção responsáveis pela avaliação soluções adequadas, que permitam o cumprimento das políticas de dados abertos apoiadas por SciELO.

Mediações apoia a disseminação ampla e o acesso irrestrito às pesquisas científicas. Em consonância com as melhores práticas de publicação científica, nossa política de repositório permite e incentiva o depósito de todas as versões dos manuscritos (preprint, pós-print e publicada) em repositórios confiáveis de acesso aberto, sem restrições ou embargo. 

Mediações está comprometida com a garantia e o fortalecimento do acesso aberto, da preservação digital e da visibilidade de seus conteúdos acadêmicos, assegurando que o conhecimento científico publicado esteja amplamente disponível à comunidade acadêmica e ao público. O periódico mantém um repositório digital próprio, abrigado no Portal de Periódicos da UEL, no qual são armazenados e disponibilizados todos os artigos publicados. Este repositório garante o acesso aberto, gratuito e permanente a toda a produção científica de Mediações, promovendo a preservação de longo prazo dos conteúdos publicados. 

Mediações colabora com repositórios externos e bases de dados para ampliar a disseminação de seus conteúdos, permitindo a integração com repositórios institucionais, nacionais e internacionais. De modo a facilitar a coleta e indexação por outras plataformas de pesquisa acadêmica, o repositório de Mediações é compatível com o protocolo OAI-PMH. Mediações recomenda às autorias o abrigo de seus materiais no repositório de SciELO ou ainda em outros por SciELO recomendados.