Educação e escola no meio rural de Londrina em traços histórico-sociológicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2001v6n1p187Palavras-chave:
Escolarização rural, Diversidade sociocultural, Dinâmica culturalResumo
Registrar em perspectiva histórico-sociológica traços da dinâmica cultural que possibilitaram a estruturação do sistema escolar rural londrinense constitui o propósito mais imediato deste artigo. Visualizando a escolarização rural através do fio condutor da diversidade sociocultural, foi possível revelar a presença da educação jesuítica na região onde se formou o município de Londrina, bem como outras experiências escolares de características étnicas que representavam a modernidade laica e burguesa. Esse olhar, um entre tantos possíveis, permite focalizar a complexidade dos processos educativos.Downloads
Referências
BOUTIN, Leônidas. Colônia Militar do Jatahy. Boletim do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense. Curitiba, v. 33, p. 13-27, 1977.
COLÔNIA Militar do Jatahy. Boletim do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense, Curitiba, v. 33, p. 13-27, 1977.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Departamento Nacional do Café. Atlas Corográfico da Cultura Cafeeira - Estado do Paraná. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello e Cia, 1941.
MONTOYA, A. Ruiz de. A Conquista Espiritual: Feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Maria Regina Clivati Capelo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























