Educação e escola no meio rural de Londrina em traços histórico-sociológicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2001v6n1p187Palabras clave:
Escolarização rural, Diversidade sociocultural, Dinâmica culturalResumen
Registrar em perspectiva histórico-sociológica traços da dinâmica cultural que possibilitaram a estruturação do sistema escolar rural londrinense constitui o propósito mais imediato deste artigo. Visualizando a escolarização rural através do fio condutor da diversidade sociocultural, foi possível revelar a presença da educação jesuítica na região onde se formou o município de Londrina, bem como outras experiências escolares de características étnicas que representavam a modernidade laica e burguesa. Esse olhar, um entre tantos possíveis, permite focalizar a complexidade dos processos educativos.Descargas
Citas
BOUTIN, Leônidas. Colônia Militar do Jatahy. Boletim do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense. Curitiba, v. 33, p. 13-27, 1977.
COLÔNIA Militar do Jatahy. Boletim do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense, Curitiba, v. 33, p. 13-27, 1977.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Departamento Nacional do Café. Atlas Corográfico da Cultura Cafeeira - Estado do Paraná. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello e Cia, 1941.
MONTOYA, A. Ruiz de. A Conquista Espiritual: Feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2001 Maria Regina Clivati Capelo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























