Consumo de álcool enquanto prática social: implicações para a comensalidade e a hospitalidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2025v30e50970Palavras-chave:
Hospitalidade, Comensalidade, Bebida alcoólica, SociabilidadeResumo
O consumo de bebidas alcoólicas, frequentemente analisado por seus efeitos sobre a saúde, também carrega significados socioculturais relevantes. Este estudo, por meio de revisão bibliográfica, investiga as interseções entre o consumo de álcool, hospitalidade e comensalidade. Os dados indicam que as bebidas alcoólicas são fundamentais para a interação social, promovendo convivialidade, solidariedade e reciprocidade. Em muitas culturas, o consumo está ligado a celebrações e momentos de confraternização, representando acolhimento e hospitalidade. No entanto, o consumo excessivo pode gerar comportamentos descontrolados e violentos, prejudicando essas experiências. As preferências e rituais variam conforme as tradições de cada comunidade, influenciando a vivência da hospitalidade e comensalidade em diferentes contextos. Conclui-se que a relação entre álcool, hospitalidade e comensalidade é multifacetada e complexa.
Downloads
Referências
BAECHLER, Jean. Grupos e sociabilidade. In: BOUDON, Raymund (org.). Tratado de sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. p. 65-106.
BOFF, Leonardo. Virtudes para um outro mundo possível: direito e dever de todos. Petrópolis: Vozes, 2005. v. 1.
BOUDOU, Benjamin. Elementos para uma antropologia política da hospitalidade. In: BRUSADIN, Leandro Benedini (org.). Hospitalidade e dádiva: a alma dos lugares e a cultura do acolhimento. Aparecida: Prismas, 2017. p. 99-118.
BOUTAUD, Jean-Jacques. Comensalidade: compartilhar a mesa. In: MONTANDON, Alan. (org.). O livro da hospitalidade. São Paulo: Senac, 2011. p. 1213-1230.
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Hospitalidade. São Paulo: Aleph, 2004.
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Os interstícios da hospitalidade. Hospitalidade, São Paulo, v. 12,p. 42-69, maio 2015. Disponível em: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/574 Acesso em: 5 jul. 2024.
CARNEIRO, Henrique S. Bebida, abstinência e temperança na história antiga e moderna. São Paulo: Senac, 2010.
CONTRERAS, Jesús; GRACIA, Mabel. Alimentação, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
GEHRELS, Sjoerd. Liquid hospitality: wine as the metaphor. In: LASHLEY, Conrad (ed.). The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge, 2016. p. 263-275.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODBOUT, Jacques T. Introdução à dádiva. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.13, n. 38, p. 39-52, out. 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69091998000300002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69091998000300002
GRIGNON, Claude. Commensality and social morphology: an essay of typology. In: SCHOLLIERS, Peter (ed.). Food, drink and identity: cooking, eating and drinking in Europe since the Middle Ages. Oxford: Berg, 2001. p.23-33. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350044845-ch-002
JÖNSSON, Hakan; MICHAUD, Maxime; NEUMAN, Nicklas. What is commensality?: a critical discussion of an expanding research field. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 18, n. 12, p. 1-17, jun. 2021. DOI 10.3390/ijerph18126235. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18126235
LASHLEY, Conrad. Para um entendimento teórico. In: LASHLEY, Conrad; MORRISON, Alison (org.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole, 2004. p.1-23.
LASHLEY, Conrad; LYNCH, Paul; MORRISON, Alison. Ways of knowing hospitality. In: LASHLEY, Conrad; LYNCH, Paul; MORRISON, Alison (org.). Hospitality: a social lens. London: Routledge, 2007. p. 187-206. DOI: https://doi.org/10.4324/9780080465692-19
LOPES, Mariana; GIMENES-MINASSE, Maria Henriqueta Sperandio Garcia. Relações de hospitalidade e hostilidade entre veganos e onívoros em práticas de comensalidade: a perspectiva vegana. Mediações, v. 29, n. 2, p. 1-20, 2024. DOI: 10.5433/2176-6665.2024v29n2e49351. DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2024v29n2e49351
MANZI, Joachim; TOUDOIRE-SURLAPIERRE, Fréderique. O estrangeiro: o desconhecido que bate à minha porta. In: MONTANDON, Alan (org.). O livro da hospitalidade. São Paulo: Senac, 2011. p. 795-804.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: EPU, 1974. p. 183-294.
MORAN, Robyn; GALLANT, Karen A. What’s a drink with friends? A qualitative systematic synthesis of social drinking as leisure. Leisure Sciences, Abingdon, v. 42, n. 5/6, p. 465-481, set.2018. DOI: https://doi.org/10.1080/01490400.2018.1483853. DOI: https://doi.org/10.1080/01490400.2018.1483853
MOREIRA, Sueli A. Alimentação e comensalidade: aspectos históricos e antropológicos. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 62, n. 4, p. 23-26, out. 2010. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252010000400009. Acesso em:5 jul. 2024.
NASCIMENTO, Pedro. Beber como um homem: dilemas e armadilhas em etnografias sobre gênero e masculinidades. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 31, n. 90, p. 57-70, fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.17666/319057-70/2016. DOI: https://doi.org/10.17666/319057-70/2016
NEVES, Delma Pessanha. O consumo de bebidas alcoólicas: prescrições sociais. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, n. 55, p. 73-98, mar. 2003. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/260. Acesso em: 5 jul. 2024.
NOGUEIRA, Félix T. A hospitalidade na Bíblia e nas grandes religiões. São Paulo: Ideias & Letras, 2018.
PERNANEN, Kai. Consequences of drinking to friends and the close social environment. In: KLINGEMANN, Harald; GMEL, Gerrit (ed.). Mapping the social consequences of alcohol consumption. Dordrecht: Springer Dordrecht, 2001.p.53-65.PITT-RIVERS, Julian. The law of hospitality. Journal of Ethnographic Theory, Chicago, v. 2, n. 1,p. 501-517, 2012. DOI: https://doi.org/10.14318/hau2.1.022 DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-015-9725-8_5
REIS, Juliana T. Bebidas e hospitalidade: produção científica no Brasil (2004-2012). 2015. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2015. Disponível em: https://portal.anhembi.br/wp-content/uploads/2022/06/Dissertacao_Juliana_Trombeta_Reis.pdf. Acesso em: 5 jul. 2024.
ROOM, Robin; MÄKELÄ, Klaus. Typologies of the cultural position of drinking. Journal of Studies on Alcohol, Clifton, v. 61, n. 3, p. 475-483, may 2000. DOI 10.15288/jsa.2000.61.475. DOI: https://doi.org/10.15288/jsa.2000.61.475
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 5-6, jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001
SELWYN, Tom. Uma antropologia da hospitalidade. In: LASHLEY, Conrad; MORRISON, Alison (org.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole, 2004. p. 25-50.
SHERINGHAM, Colin; DARUWALLA, Pheroza. Transgressing hospitality: polarities and disordered relationships? In: LASHLEY, Conrad; LYNCH, Paul; MORRISON, Alison (org.). Hospitality: a social lens. London: Routledge, 2007.p. 33-46. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-045093-3.50006-0
SILVA, Jairo M. Cachaça: o mais brasileiro dos prazeres: história, elaboração, serviço e degustação: um guia para profissionais e apreciadores. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006.
SILVA, Luis Antonio Machado. O significado do botequim. Enfoques, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 115-136, maio 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/24299660/O_significado_do_Botequim. Acesso em: 5 jul. 2024.
SIMMEL, George. Sociologia da refeição. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 33, p. 159-166, jun. 2004. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2218. Acesso em: 5 jul. 2024.
TELFER, Elizabeth. A filosofia da “hospitabilidade”. In: LASHLEY, Conrad; MORRISON, Alison (org.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole, 2004. p. 53-78.
ULIN, Robert C. The gifting of wine: language, representation and the commodity form. In: HOWLAND, Peter (ed.). Wine and the gift. London: Routledge, 2022. p.16-31. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003038986-2
VEECK, Aann; LANCENDORFER, Karen; ATKIN, Joann L. Network ties and interaction rituals: an examination of social drinking. Journal of Marketing Management, Abingdon, v. 34, n.9/10, p. 775-795, ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/0267257X.2018.1508055. DOI: https://doi.org/10.1080/0267257X.2018.1508055
VISSER, Richard O. de. The social contexts of alcohol use. In: COOKE, Richard; CONROY, Dominic; DAVIES, Emma Louise; HAGGER, Martin S.; VISSER, Richard O. (ed.). The Palgrave handbook of psychological perspectives on alcohol consumption. London: Springer International Publishing, 2021. p. 135-157.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renan Teixeira, Rafael Cunha Ferro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.