A racionalidade escolar em questão: os trabalhos de memória em educação

Autores

  • Maria Regina Clivati Capelo Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.1998v3n2p55

Palavras-chave:

Educação, Práticas de ensino

Resumo

Partindo de uma análise crítica sobre a racionalidade que caracteriza os fazeres e saberes escolares, o texto tem o objetivo de demonstrar a positividade da inserção dos trabalhos de memória nas práticas de ensino da escola fundamental. Para tanto, apresenta uma discussão sobre a relação entre memória e educação compondo uma base sobre a qual se fundamenta o relato de uma experiência efetiva que transformou os recursos metodológicos da pesquisa histórica e sociológica em uma metodologia de ensino.

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Biografia do Autor

Maria Regina Clivati Capelo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação Sociedade e Cultura pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Faculdade Integrada do Vale do Itajaí - UNIVALE.

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Publicado

1998-11-12

Como Citar

CAPELO, M. R. C. A racionalidade escolar em questão: os trabalhos de memória em educação. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 3, n. 2, p. 55–65, 1998. DOI: 10.5433/2176-6665.1998v3n2p55. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9308. Acesso em: 19 abr. 2024.

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