O que pensam estudantes do Ensino Fundamental sobre a Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p572

Palavras-chave:

Educação científica, Ensino de ciências, Iniciação às ciências

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como enfoque pesquisas de percepção de ciências, as quais, em âmbito nacional, são aplicadas para a população adulta. Contudo, saber o que os brasileiros mais jovens pensam acerca da ciência vem, cada vez mais, despertando interesse. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, cujo objetivo foi verificar as percepções sobre a Ciência de estudantes do Ensino Fundamental de escolas do interior do estado de São Paulo, utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário fechado adaptado do projeto internacional The Relevance of Science Education. Os resultados mostraram que os estudantes possuem uma visão positiva da ciência, sendo capazes de relacionar os conhecimentos da sala de aula com o seu cotidiano, cuidando da saúde ou melhorando a vida das pessoas. Porém, não acreditam que a ciência seja capaz de solucionar todos os problemas, e acreditam que a população deveria participar mais de determinadas problemáticas, como as ambientais. Apesar das atitudes positivas, os estudantes de muitos países, assim como os da presente pesquisa não se sentem motivados a seguirem a carreira de cientista e apresentam certa desconfiança desse profissional, de forma que novos estudos devem ser realizados para entender os motivos desse distanciamento.

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Biografia do Autor

Thais Pereira Rosinha de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar Sorocaba.

Maria José Fontana Gebara, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba), atuando no curso de licenciatura em Física; no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); e no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). 

Referências

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

OLIVEIRA, Thais Pereira Rosinha de; GEBARA, Maria José Fontana. O que pensam estudantes do Ensino Fundamental sobre a Ciência. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 572–589, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p572. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/46269. Acesso em: 3 dez. 2024.

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