A percepção dos jovens sobre ciência: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p728

Palavras-chave:

Educação, divulgação de ciência, cientista

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a percepção dos jovens em relação à ciência e aos cientistas. Inicialmente, pode-se dizer que o anseio da construção deste texto partiu do contato com o projeto “Eu sou um cientista? A percepção dos alunos do PIBIC-EM campus Aracaju/SE”, que teve sua primeira fase finalizada e pode ter fases subsequentes. Através deste estudo, identificou-se a importância do entendimento da percepção dos jovens sobre essas temáticas para com a educação científica, bem como é necessário desmistificar os estereótipos já enraizados sobre ciência e cientistas, muitas das vezes, oriundas do mundo midiático. Nesse sentido, um dos aspectos centrais desta análise é a influência dos desenhos animados na percepção destes jovens. Outro aspecto desta revisão bibliográfica é a importância de projetos de iniciação científica, especialmente os promovidos pelo Governo Federal, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). Informa-se ainda, que para realizar a presente revisão bibliográfica foram consultadas bases de dados acadêmicas, estudos publicados relacionados direta ou indiretamente, a percepção dos jovens sobre ciência e cientistas, após a seleção das obras, utiliza-se os principais resultados que acrescentaram a esse estudo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Heloisa Santos Souza, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes. Integrante do Grupo de pesquisa: Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Pesquisadora de Bolsa Produtividade Nível 2 do CNPq. Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Pós-doutorado em Educação Proped/UERJ 2017 e pelo PPGE/UFBA 2022-2023. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-SE. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes- UNIT. Líder do Grupo de pesquisa: Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq). Diretora da Editora Universitária Tiradentes – EDUNIT.

Daniele Barbosa de Souza Almeida, Universidade Tiradentes

Professora do Instituto Federal de Sergipe. Doutoranda em educação pela UNIT/SE. Integrante do Grupo de pesquisa: Educação e Sociedade: Sujeitos e Práticas Educativas (GEPES/UNIT/CNPq).

Referências

BIANCHETTI, Lucídio; OLIVEIRA, Adriano de; SILVA, Evellyn Ledur da; TURNES, Luiza. A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores. Educação, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 569-584, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.5902/198464445012. DOI: https://doi.org/10.5902/198464445012

CONCEIÇÃO, A. J. Contribuições do Programa de Iniciação Científica Júnior na Universidade Estadual de Londrina (UEL): a formação de um habitus adequado ao campo científico. 2012. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.

GOOGLE IMAGENS. [Ciência]. 2023a. Disponível em: https://abrir.link/uCf7K. Acesso em: 3 maio 2023.

GOOGLE IMAGENS. [Cientista]. 2023b. Disponível em: https://abrir.link/Ylru4. Acesso em: 3 maio. 2023.

MASSARANI, Luisa; CASTELFRANCHI, Yurij; FAGUNDES, Vanessa; MOREIRA, Ildeu. O que os jovens brasileiros pensam da ciência e tecnologia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021.

MASSARANI, Luisa; DIAS, Eliane. José Reis: reflexões sobre a divulgação cientifica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018.

MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fatima. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência: UFRJ, 2002.

ROCHA, J. N.; COSTA, T. M. L.; ALMEIDA, R. A. F. A percepção da Ciência dos professores da Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 139–151, 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.358. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.358

SILVA, Cilene. Políticas públicas de comunicação em CT&I. Brasília: Enap, 2011.

SILVA, Franciely Alves da; FREIRE, Lorena Silva; MOREIRA, Caroline; LOPES, Jean de Oliveira; LOPES, Priscila Karla Fernandes; OLIVEIRA, Liandra de Souza; INOCÊNCIO, Higo Oliveira; MOURA, Jéssica Priscila Fragoso de. A importância da inserção da iniciação científica no ensino médio: revisão de literatura. Scientia Generalis, Pato de Minas, v. 2, p. 55, 2021. Suplemento 1.

ZANON, A. V.; MACHADO, A, T. A visão do cotidiano de um cientista retratada por estudantes iniciantes de licenciatura em química. Ciência e Cognição, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 46-56, 2013.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

SOUZA, Paula Heloisa Santos; PORTO, Cristiane de Magalhães; ALMEIDA, Daniele Barbosa de Souza. A percepção dos jovens sobre ciência: uma revisão bibliográfica. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 728–738, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p728. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50146. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.