Interfaces digitais e a ciberliteratura
confluência de linguagens visuais, sonoras e verbais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p648Palavras-chave:
Ciberliteratura, Formação de leitores digitais no ensino médio, Literatura digitalResumo
Este estudo é o resultado da pesquisa desenvolvida pelas autoras durante o Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá. O trabalho analisa a interrelação entre o letramento digital, a ciberliteratura e a formação de leitores no ensino médio no Brasil. A ciberliteratura, mediada por interfaces digitais e uma confluência de linguagens visuais, sonoras e verbais, desafia e reconfigura a maneira tradicional de engajamento com textos literários; contudo, a inclusão dos denominados excluídos digitais apresenta desafios que transcendem barreiras socioeconômicas, abordando também competências digitais básicas. Nossa intenção é compreender a dialogia (in)direta da educação literária com o processo de ensino e aprendizagem mais amplo do estudante do ensino médio. Adotando a metodologia Estado da Arte, a pesquisa objetiva mapear, sistematizar e analisar criticamente produções acadêmicas sobre o tema, servindo como um catálogo orientador para futuros pesquisadores. Concluimos que o letramento digital e a ciberliteratura na educação, particularmente no ensino médio, apresenta desafios e oportunidades para a formação de leitores críticos e engajados na era digital.
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