Interfaces digitais e a ciberliteratura

confluência de linguagens visuais, sonoras e verbais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p648

Palavras-chave:

Ciberliteratura, Formação de leitores digitais no ensino médio, Literatura digital

Resumo

Este estudo é o resultado da pesquisa desenvolvida pelas autoras durante o Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá. O trabalho analisa a interrelação entre o letramento digital, a ciberliteratura e a formação de leitores no ensino médio no Brasil. A ciberliteratura, mediada por interfaces digitais e uma confluência de linguagens visuais, sonoras e verbais, desafia e reconfigura a maneira tradicional de engajamento com textos literários; contudo, a inclusão dos denominados excluídos digitais apresenta desafios que transcendem barreiras socioeconômicas, abordando também competências digitais básicas. Nossa intenção é compreender a dialogia (in)direta da educação literária com o processo de ensino e aprendizagem mais amplo do estudante do ensino médio. Adotando a metodologia Estado da Arte, a pesquisa objetiva mapear, sistematizar e analisar criticamente produções acadêmicas sobre o tema, servindo como um catálogo orientador para futuros pesquisadores. Concluimos que o letramento digital e a ciberliteratura na educação, particularmente no ensino médio, apresenta desafios e oportunidades para a formação de leitores críticos e engajados na era digital.

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Biografia do Autor

Claudia Angelica Soares da Costa, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - RJ), Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Pesquisadora no Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede (GIEAp), da Universidade Estácio de Sá - RJ, núcleo Luso-Brasileiro.

Andréa Villela Mafra da Silva , Universidade Estácio de Sá

Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá, na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, onde também atua na Comissão de Egressos e na liderança do Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede (GIEAp/UNESA/CNPq).

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

COSTA, Claudia Angelica Soares da; SILVA, Andréa Villela Mafra da. Interfaces digitais e a ciberliteratura: confluência de linguagens visuais, sonoras e verbais. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 648–666, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p648. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49662. Acesso em: 21 out. 2024.

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