Entrevista com a professora Marília Evangelista Sota Favinha - currículo e formação de professores em Portugal: desafios e perspectivas contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p1155

Palavras-chave:

´Currículo, Formação de professores, Portugal, Entrevista

Resumo

A professora Marília Favinha é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2007), possui mestrado em História Cultural e Política Contemporânea de Portugal pela Universidade Nova de Lisboa (1997) e licenciatura em Ensino de História pela Universidade de Évora (1992). Atualmente, exerce o cargo de Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação, onde se destaca como conselheira na Assembleia de Departamento. Além disso, é diretora de dois programas de mestrado: o Mestrado em Ciências da Educação, com ênfase em Administração, Regulação e Políticas Educativas, e o Mestrado em Ciências da Educação oferecido em São Tomé e Príncipe, ambos na área de Ciências da Educação. A professora dedica-se aos temas do currículo, formação de professores e gestão escolar, orientando teses e dissertações, além de trabalhar no intercâmbio entre países lusófonos. Nessa entrevista, a professora discute desafios e perspectivas contemporâneas do sistema educacional português. Entre os temas explorados estão as etapas formativas para atuação na educação básica e no ensino superior, as políticas curriculares, o envelhecimento do corpo docente e os impactos do intercâmbio acadêmico entre os países lusófonos. Sua experiência, aliada à atuação internacional, oferece uma análise aprofundada das políticas educacionais portuguesas e suas interfaces com a cooperação internacional, destacando as contribuições mútuas entre Portugal e outras nações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Evangelista Sota Favinha , University of Évora

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2007). Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. Endereço eletrônico: mfavinha@uevora.pt. 

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo, Formação e Trabalho Docente da Universidade Estadual de Londrina (DGP/CNPq/UEL). Endereço eletrônico: tiroli@uel.br.

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Líder do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Curriculo, Formação e Trabalho Docente. Endereço eletrônico: adrianar@uel.br.

Referências

.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

FAVINHA , Marília Evangelista Sota; TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Entrevista com a professora Marília Evangelista Sota Favinha - currículo e formação de professores em Portugal: desafios e perspectivas contemporâneas. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 4, p. 1155–1168, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n4p1155. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/52064. Acesso em: 6 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.