Entrevista com a professora Marília Evangelista Sota Favinha - currículo e formação de professores em Portugal: desafios e perspectivas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p1155Palavras-chave:
´Currículo, Formação de professores, Portugal, EntrevistaResumo
A professora Marília Favinha é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2007), possui mestrado em História Cultural e Política Contemporânea de Portugal pela Universidade Nova de Lisboa (1997) e licenciatura em Ensino de História pela Universidade de Évora (1992). Atualmente, exerce o cargo de Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação, onde se destaca como conselheira na Assembleia de Departamento. Além disso, é diretora de dois programas de mestrado: o Mestrado em Ciências da Educação, com ênfase em Administração, Regulação e Políticas Educativas, e o Mestrado em Ciências da Educação oferecido em São Tomé e Príncipe, ambos na área de Ciências da Educação. A professora dedica-se aos temas do currículo, formação de professores e gestão escolar, orientando teses e dissertações, além de trabalhar no intercâmbio entre países lusófonos. Nessa entrevista, a professora discute desafios e perspectivas contemporâneas do sistema educacional português. Entre os temas explorados estão as etapas formativas para atuação na educação básica e no ensino superior, as políticas curriculares, o envelhecimento do corpo docente e os impactos do intercâmbio acadêmico entre os países lusófonos. Sua experiência, aliada à atuação internacional, oferece uma análise aprofundada das políticas educacionais portuguesas e suas interfaces com a cooperação internacional, destacando as contribuições mútuas entre Portugal e outras nações.
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Copyright (c) 2024 Marília Evangelista Sota Favinha , Luiz Gustavo Tiroli, Adriana Regina de Jesus Santos

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