Fundamentos Histórico-Sociológicos da política pública dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p517

Palavras-chave:

Política Pública, Educação Profissional e Tecnológica, Qualidade Social da Educação

Resumo

Neste artigo buscamos evidenciar os fundamentos histórico-sociológicos presentes nos fundamentos da política pública de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na sua relação com a qualidade social da educação. Na produção dos dados nos utilizamos da abordagem qualitativa com uso da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, em seu caráter exploratório-investigativo. No processo analítico nos apoiamos no instrumental da Análise Textual discursiva com foco nas dimensões histórico-filosóficas evidenciadas nos documentos e nos textos que apresentam a política dos Institutos Federais. Como resultados evidenciamos a complexidade da organização desta nova institucionalidade responsável por agregar educação, ciência e tecnologia na formação de cidadãos consientes do seu papel na sociedade, a partir da formação humana integral, trabalho como princípio educativo, prática social e as dimensões do processo educativo em seu sentido histórico, mas sem deixar de firmar o seu sentido ontológico, de forma contextualizada em uma dinâmica que estimule princípios e valores que potencializam a ação humana na busca de caminhos mais dignos de vida.

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professor da Rede Pública de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Licenciado em Ciências da Natureza: Biologia e Química pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia - Porto Alegre (2015); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Bolsista CAPES/PROEX,  desenvolvendo atividades junto a linha de pesquisa História, Educação e Políticas, com pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas: Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Educação Superior e Políticas Públicas para Educação.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

SILVEIRA DIOGO DE ÁVILA FONTOURA, J. Fundamentos Histórico-Sociológicos da política pública dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 517–535, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p517. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47502. Acesso em: 20 abr. 2024.