Fundamentos Histórico-Sociológicos da política pública dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p517Palavras-chave:
Política Pública, Educação Profissional e Tecnológica, Qualidade Social da EducaçãoResumo
Neste artigo buscamos evidenciar os fundamentos histórico-sociológicos presentes nos fundamentos da política pública de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na sua relação com a qualidade social da educação. Na produção dos dados nos utilizamos da abordagem qualitativa com uso da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, em seu caráter exploratório-investigativo. No processo analítico nos apoiamos no instrumental da Análise Textual discursiva com foco nas dimensões histórico-filosóficas evidenciadas nos documentos e nos textos que apresentam a política dos Institutos Federais. Como resultados evidenciamos a complexidade da organização desta nova institucionalidade responsável por agregar educação, ciência e tecnologia na formação de cidadãos consientes do seu papel na sociedade, a partir da formação humana integral, trabalho como princípio educativo, prática social e as dimensões do processo educativo em seu sentido histórico, mas sem deixar de firmar o seu sentido ontológico, de forma contextualizada em uma dinâmica que estimule princípios e valores que potencializam a ação humana na busca de caminhos mais dignos de vida.
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