Os pequenininhos e o objeto-livro: a importância da leitura no processo de humanização das crianças
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p477Palavras-chave:
Educação Infantil, Leitura, Desenvolvimento Humano, Primeira Infância.Resumo
O presente artigo aborda parte de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, cujo objetivo foi compreender a importância da leitura para crianças de zero a três anos e, assim, entender como a inserção da criança no mundo da cultura letrada, mediante o acesso ao livro como objeto cultural, pode contribuir para o desenvolvimento humano, notadamente das funções psíquicas superiores, como a linguagem, atenção, memória da criança na primeira infância, além de potencializar o aprendizado do ato humano de ler, ainda que em seus gestos embrionários, criando as bases de a criança ser um leitor autônomo futuramente. A pesquisa tem base na Teoria Histórico-Cultural, em autores da área da infância e também é fundamentada em documento oficial e norteador desta etapa da vida, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil-RCNEI. Traz como resultados a articulação entre o objeto-livro e o desenvolvimento da criança, ressaltando o valor desse contato na mais tenra idade, trazendo possibilidades de aguçar o desejo e a necessidade do pequeno pela leitura, demonstrando a relevância do educador conhecer o processo de desenvolvimento infantil e de seu papel como propositor desses encontros humanizadores com o livro, a leitura e a literatura.
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