Os pequenininhos e o objeto-livro: a importância da leitura no processo de humanização das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p477

Palavras-chave:

Educação Infantil, Leitura, Desenvolvimento Humano, Primeira Infância.

Resumo

O presente artigo aborda parte de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, cujo objetivo foi compreender a importância da leitura para crianças de zero a três anos e, assim, entender como a inserção da criança no mundo da cultura letrada, mediante o acesso ao livro como objeto cultural, pode contribuir para o desenvolvimento humano, notadamente das funções psíquicas superiores, como a linguagem, atenção, memória da criança na primeira infância, além de potencializar o aprendizado do ato humano de ler, ainda que em seus gestos embrionários, criando as bases de a criança ser um leitor autônomo futuramente. A pesquisa tem base na Teoria Histórico-Cultural, em autores da área da infância e também é fundamentada em documento oficial e norteador desta etapa da vida, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil-RCNEI. Traz como resultados a articulação entre o objeto-livro e o desenvolvimento da criança, ressaltando o valor desse contato na mais tenra idade, trazendo possibilidades de aguçar o desejo e a necessidade do pequeno pela leitura, demonstrando a relevância do educador conhecer o processo de desenvolvimento infantil e de seu papel como propositor desses encontros humanizadores com o livro, a leitura e a literatura.

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Biografia do Autor

Isabella Fatima Leite, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação pela Unesp. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

LEITE, I. F.; GIROTTO, C. G. G. S. Os pequenininhos e o objeto-livro: a importância da leitura no processo de humanização das crianças. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 477–493, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p477. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43646. Acesso em: 28 mar. 2024.