Medicalização na infância: silenciar a criança e/ou tratar o fracasso escolar? Considerações psicopedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p960

Palavras-chave:

Ranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Desenvolvimento, Infância, Medicalização, Sistema de Ensino

Resumo

Houve um aumento no diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e no consumo do medicamento Cloridato de Metilfenidato na primeira infância. Com base nesses dados, o propósito deste estudo é abordar o desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural, compreendendo seus principais aspectos, entender como o diagnóstico de TDAH é definido e se a medicalização como tratamento visa silenciar o esperado para a infância e/ou tratar o sistema de ensino brasileiro, tendo em vista o despreparo e o desconhecimento dos adultos sobre desenvolvimento infantil. Este estudo desenvolveu a pesquisa bibliográfica como metodologia principal, com base em fontes teóricas consultados nas plataformas da PubMed, Scielo e Google acadêmico e na biblioteca virtual da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os descritores utilizados foram: o desenvolvimento infantil, o TDAH na infância, tipos de tratamentos para criança com o diagnóstico de TDAH na infância e sistema de ensino brasileiro. A revisão de literatura permitiu identificar e analisar sobre as necessidades de os adultos aprofundarem os conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, sugerindo alternativas de mediações entre adultos e crianças, mudanças estruturais nas escolas e investimento na formação do professor.

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Biografia do Autor

Fernanda Assalim Vilela Passarelli, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Psicopedagogia e Neurociências pela Universidade Estadual de Londrina UEL. Docente, convidada, do curso de especialização em Psicopedagogia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil. Endereço eletrônico: fernanda_assalim@hotmail.com.

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

PASSARELLI, Fernanda Assalim Vilela. Medicalização na infância: silenciar a criança e/ou tratar o fracasso escolar? Considerações psicopedagógicas. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 4, p. 960–975, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n4p960. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51841. Acesso em: 6 mar. 2025.

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