A influência da psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem infantil durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p887Palavras-chave:
Psicomotricidade, Educação Infantil, Pandemia, Ensino remoto, Covid-19Resumo
Após a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, devido à disseminação acelerada da Covid-19 em todo o mundo, o governo brasileiro tomou medidas para conter a propagação da doença. Uma dessas medidas incluiu a suspensão das aulas em todas as instituições de ensino do país. Este trabalho tem como objetivo analisar as abordagens e práticas utilizadas pelos professores para fomentar o desenvolvimento socioeducacional de alunos da Educação Infantil por meio de atividades psicomotoras durante as aulas remotas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo método é o estudo de caso, permitindo ao pesquisador uma interação mais próxima com o objeto de estudo. O propósito deste estudo foi examinar como os professores enfrentaram os desafios durante o período mais crítico da pandemia e como conseguiram adaptar suas práticas para cumprir seu papel social. Quando situações inesperadas alteram a vida das pessoas e de setores específicos da sociedade, torna-se fundamental buscar compreender todos os aspectos, sejam eles positivos ou negativos, que possam impactar a sociedade.
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