A influência da psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem infantil durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p887

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Infantil, Pandemia, Ensino remoto, Covid-19

Resumo

Após a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, devido à disseminação acelerada da Covid-19 em todo o mundo, o governo brasileiro tomou medidas para conter a propagação da doença. Uma dessas medidas incluiu a suspensão das aulas em todas as instituições de ensino do país. Este trabalho tem como objetivo analisar as abordagens e práticas utilizadas pelos professores para fomentar o desenvolvimento socioeducacional de alunos da Educação Infantil por meio de atividades psicomotoras durante as aulas remotas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo método é o estudo de caso, permitindo ao pesquisador uma interação mais próxima com o objeto de estudo. O propósito deste estudo foi examinar como os professores enfrentaram os desafios durante o período mais crítico da pandemia e como conseguiram adaptar suas práticas para cumprir seu papel social. Quando situações inesperadas alteram a vida das pessoas e de setores específicos da sociedade, torna-se fundamental buscar compreender todos os aspectos, sejam eles positivos ou negativos, que possam impactar a sociedade.

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Biografia do Autor

Agenor Sousa Silva Junior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pós-graduando Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFERSA). Especialista em Psicopedagogia
Clínica e Institucional (FACET). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UESPI).

Fabrícia Gomes da Silva, Universidade Estadual do Piau

Professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual
do Ceará (UECE).

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

 Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri- UFCA.Pós-doutora em Educação pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Doutora em Educação pela
Universidade Federal do Ceará- UFC/CAPES-DS.

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

SILVA JUNIOR, Agenor Sousa; SILVA, Fabrícia Gomes da; ALVES, Francione Charapa. A influência da psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem infantil durante a pandemia de Covid-19. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 887–911, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p887. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51062. Acesso em: 30 dez. 2024.

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