As contribuições das estratégias de leitura para a compreensão de um livro ilustrado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p389Palavras-chave:
Formação do leitor, Estratégias de leitura, Literatura infantil, Livro IlustradoResumo
Diante da importância da formação do leitor, pretendemos apresentar neste artigo uma proposta prática do uso das estratégias de leitura para a compreensão do livro ilustrado A vaca que botou um ovo (CUTBILL; 2010). Trata-se de um recorte de pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi investigar o papel dos outros “mediadores de leitura” na formação do leitor literário, desenvolvida para seis alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Velho/RO em junho de 2019. A dialogia fundamentada pela filosofia da linguagem (VOLOCHINOV, 2017 e BAKHTIN, 2003) foi a escolha metodológica para a atividade em foco com o propósito de apresentar possibilidades de práticas pedagógicas para a formação do leitor literário. Os resultados demonstram a importância de criar condições favoráveis para que as crianças tenham acesso ao texto literário bem como desenvolvam condutas necessárias ao ato de ler, dentre elas destacamos o uso das estratégias de leitura.Downloads
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