As contribuições das estratégias de leitura para a compreensão de um livro ilustrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p389

Palavras-chave:

Formação do leitor, Estratégias de leitura, Literatura infantil, Livro Ilustrado

Resumo

Diante da importância da formação do leitor, pretendemos apresentar neste artigo uma proposta prática do uso das estratégias de leitura para a compreensão do livro ilustrado A vaca que botou um ovo (CUTBILL; 2010). Trata-se de um recorte de pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi investigar o papel dos outros “mediadores de leitura” na formação do leitor literário, desenvolvida para seis alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Velho/RO em junho de 2019. A dialogia fundamentada pela filosofia da linguagem (VOLOCHINOV, 2017 e BAKHTIN, 2003) foi a escolha metodológica para a atividade em foco com o propósito de apresentar possibilidades de práticas pedagógicas para a formação do leitor literário. Os resultados demonstram a importância de criar condições favoráveis para que as crianças tenham acesso ao texto literário bem como desenvolvam condutas necessárias ao ato de ler, dentre elas destacamos o uso das estratégias de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia (IFR)

Doutoranda em Educação. Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Rondônia.

Daniele Aparecida Russo, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus Marília

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus Marília

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus Marília

Doutora em Educação. Professora na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus Marília.

Referências

ARENA, Dagoberto Buim. Para ensinar a ler: práticas e tendências. In: MIGUEL, José Carlos; REIS, Martha. Formação docente: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 135-154.

BAJARD, Elie. Ler e dizer: compreensão do texto escrito. São Paulo: Cortez, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CUTBILL, Andy. A vaca que botou um ovo. Tradução Lenice Bueno. Ilustração Russel Ayto. São Paulo: Salamandra, 2010.

DAVIS, C. Lynn; SOUZA, Renata Junqueira. Entendendo textos: estratégia para a sala de aula. Leitura: Teorias e Prática, Campinas, v. 27, n. 53, p. 31-37, 2009.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Tradução Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1994.

FOUCAMBET, Jean. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Curitiba: Editora UFPR, 2008.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: GIROTTO, Cyntia Graziella et. al. (org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 45-114.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: uma alternativa para o início da educação literária. Álabe, Almeria, n. 10, p. 1- 23, dez. 2014.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

JOLIBET, Josette; JACOB, Jeannette e colaboradores. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Tradução Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2006.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothé de Bruchard. São Paulo: Sesi, 2011.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução Cesar Coll. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VOLOCHÍNOV, Valentin. A construção do enunciado e outros ensaios. Tradução João Wanderley Geradi, Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João editores, 2013.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (1929). Tradução Sheila Grillo, Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Andreia Santos; RUSSO, Daniele Aparecida; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. As contribuições das estratégias de leitura para a compreensão de um livro ilustrado. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 389–404, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n2p389. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/42572. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.